OUVINDO ESTAÇÕES DE SINAIS HORÁRIOS

Autor : Wilson Rodrigues, Conselheiro do DXCB

Dentre as estações consideradas exóticas, as de sinais horários possivelmente são as mais ouvidas pelos dexistas.

Aquela identificação característica de voz e código morse são inconfundíveis em meio aos ruídos característicos das bandas de radiodifusão. Lamentavelmente, alguns governos questionam sua utilidade em meio a tantos recursos tecnológicos. Mas sabemos que ao sintonizarmos uma delas podemos aferir nossos relógios sem nenhuma margem de erro. Algumas décadas atras, os dexistas não sentiam tanto a falta destas estações aqui no Brasil, uma vez que a Rádio Relógio em 580 KHz na cidade do Rio de Janeiro informava minuto a minuto a hora certa e divulgava uma série de curiosidades. Muitas pessoas ouviam o dia todo sua programação pois ela também operava em Ondas Tropicais.

Hoje a Rádio Relógio se não me engano é de propriedade de um grupo religioso e sua programação perdeu toda a característica anterior e é até desconhecida da ampla maioria da população atual! Os amigos já devem ter notado que quando vamos aferir nossos relógios pelas emissoras em Ondas Medias e FM temos diferença de até 3 minutos de uma para a outra. Em FM ai então as diferenças são exageradas. Acho que tem muitos locutores em FM usando relógio Made in Paraguai, daqueles de 1,99!

Recentemente verificando uma listagem atual conseguida na Internet, comparei a mesma com uma da década de 70 e verifiquei que muitas desapareceram e outras surgiram.
Naquela época podia-se ouvir em 2500KHz a FFH desde Chevannes, na França. Na Inglaterra havia a emissão da MSF de Rugby, também em 2500KHz e nesta freqüência na Checoslováquia em Librice, a OMA. Havia uma estação também em 3170KHz em Podebrady.

A extinta RDA República Democrática da Alemanha, ou Alemanha comunista tinha uma emissão desde Nauen em 4525KHz com o prefixo DIZ.
A estação italiana IAM desde Roma que atualmente esta fora do ar em 5000KHz operava desde Torino com o prefixo IBF e confirmou muitos dexistas brasileiros.

Chequei durante alguns dias várias freqüências da lista retirada da Internet e pude constatar que muitas delas não conseguem chegar aqui em Minas Gerais ou apesar de constarem como ativas, podem estar fora do ar ou a propagação não estava boa nos horários que sintonizei as freqüências! Em 4996, 9996, e 14996 no minuto 09 e 39 de cada hora pude ouvir com bom sinal a RWM desde Moscou na Rússia. Ela inicia com uma serie de 3 V e 3 CQ de RWM mas não informa a hora nem em voz nem em código morse e se mantém na freqüência com um bip diferente da WWV.

Há uma freqüência da XBA de Tacubaya, no México, em 6976,7 mas os caminhoneiros ocuparam há muitos anos aquela freqüência e qualquer emissão é sobremodulada sem dó nem piedade! Desde o México, também há a estação XDP em Chapultepec, no minuto 54. Já a EBC em Cadiz na Espanha emite em 4998 nos minutos 25 e 45 de 0955 até 1055 UTC.

Para aqueles que tem dificuldades com estas estações sugiro começar pelas tradicionais que chegam bem aqui no Brasil.

2500KHz BPM China, ULW 4 Uzbequistão, VNG Austrália, WWV e WWVH USA e Hawai.
3330KHz CHU Canada
3810KHz HD2IOA Equador
5000KHz BPM China, BSF Taiwan, LOL 1 Argentina, WWV e WWVH, YVTO Venezuela
7335KHz CHU Canada.
10000KHz BPM China, LOL Argentina, WWV e WWVH
14670KHz CHU Canada.
15000KHz BPM China, BSF Taiwan, RTA Rússia, WWV e WWVH
6000KHz VNG Austrália
20000KHz WWV e WWVH.

Na Internet há páginas atualizadas com as freqüências e horários destas emissoras. Quem sabe você poderá escuta-las e conseguir uma confirmação. Estas estações são boas confirmadoras de informes. Não sabemos até quando elas estarão no ar, e um QSL de qualquer uma delas é sem dúvida uma jóia rara

Não custa lembrar uma frase ouvida em um dos encontros do DXCB:

“Todo dexista que se presa, afere seu relógio por uma Estação de Sinal Horário”

73 do amigo Wilson Rodrigues

DX Clube do Brasil



About admin

Engenheiro Eletrônico, trabalha na área de TI e Telecomunicações e é aficcionado por tecnologia, e a prática da radioescuta
This entry was posted in DX. Bookmark the permalink.