Rádio Senado completa dez anos com plano de expansão para mais 13 capitais

Radio Senado

A Rádio Senado completou nesta segunda-feira (29) dez anos de existência com um plano de expansão para 2007 que prevê a transmissão de sua programação em mais 13 capitais, a começar pelo projeto-piloto no Rio de Janeiro. Também está prevista, para o primeiro semestre, a interiorização da programação em Ondas Curtas, hoje restrita às regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, por meio de parceria com a Radiobrás, o que possibilitará a retransmissão a todo o país. As informações são do diretor da Rádio Senado, Ivan Godoy, em entrevista à Agência Senado , nesta terça-feira (30).

Além de Brasília, a programação em FM chegará a Maceió (AL), Rio de Janeiro (RJ), João Pessoa (PB), Florianópolis (SC), Cuiabá (MT), Macapá (AM), Palmas (TO), Boa Vista (RR), Porto Velho (RO), Campo Grande (MS), Manaus (AM), Fortaleza (CE) e Salvador (BA), para as quais o Ministério das Comunicações já concedeu canais para a veiculação do sinal da emissora. A intenção, segundo Godoy, é, futuramente, estender a transmissão a todas as capitais brasileiras.

Segundo Godoy, a Rádio Senado vem cumprindo à risca a função que lhe foi atribuída à época de sua fundação pelo então presidente do Senado e ex-presidente da República José Sarney: transmitir os trabalhos legislativos do Congresso Nacional com transparência, de modo a permitir ao cidadão a fiscalização dos atos de seus representantes.

– É comum as pessoas acharem que o trabalho do Congresso se restringe a votações em Plenário. Elas desconhecem os trabalhos das comissões e que os projetos, em sua maioria, antes de irem a Plenário, são analisados nas comissões. E a Rádio divulga isso – afirmou o diretor.

Godoy salientou ainda a função social da Rádio Senado, em especial a programação em Ondas Curtas, que oferece atrações culturais com foco em literatura, teatro, contos e lendas, além de utilidade pública.

– Temos uma programação diferenciada em Ondas Curtas que vai ao ar das 7h às 10h, como o “Fale com o Doutor” e “Fique por Dentro da Lei”, que prestam serviços a pessoas em regiões remotas – disse Godoy.

Outro ponto destacado por Godoy é o trabalho de divulgação promovido pela Rádio Agência Senado no site do Senado, com cerca de mil rádios conveniadas, que reproduzem a programação da emissora, entre as quais destacou a Jovem Pan de São Paulo e a Rádio Liberal, do Pará.

– Apenas em 2006 foram realizados cerca de 1,1 milhão de downloads de programas – afirmou Godoy, para quem a Rádio Agência tem a facilidade de disponibilizar ao internauta consultas em tempo quase real, sobre o que ocorre em uma comissão parlamentar de inquérito enquanto a rádio transmite a sessão plenária.

– Órgãos públicos, até mesmo a polícia federal, já se utilizaram desse material, pela rapidez que ele proporciona, e também a imprensa privada, pois nas CPIs colocamos a pergunta do senador e a resposta do inquirido, de forma a proporcionar um entendimento fácil sobre o tema abordado – explicou Godoy.

O diretor salientou que a Rádio Senado também aproveita material de outras rádios. Isso ocorreu, segundo ele, por ocasião das eleições de outubro de 2006 com a edição de diversos boletins regionais ao vivo sobre as eleições nos estados.

Em fevereiro, o Senado realizará sessão solene em homenagem aos dez anos da Rádio Senado e, ao longo do ano, os programas mais importantes produzidos nesse período serão reprisados, informou o diretor.

AUTOR :

Agência Senado
Data de Publicação: 30 de janeiro de 2007



About admin

Engenheiro Eletrônico, trabalha na área de TI e Telecomunicações e é aficcionado por tecnologia, e a prática da radioescuta
This entry was posted in Radioescuta. Bookmark the permalink.