Radio Canada Internacional – Transmissão em Português para o Brasil e o Mundo

Rádio Canada Internacional em Ondas Curtas

O texto abaixo foi extraído da página da Rádio Canadá Internacional que transmite em Português para o Brasil através das Ondas Curtas, Satélite e Internet. O material publicado é excelente especialmente para quem está começando a sintonizar emissoras internacionais utilizando as tradicionais ondas de rádio.

Radio Canada Internacional
Ondas curtas

Para compreender melhor a transmissão de rádio internacional é importante conhecer um pouco mais sobre ondas curtas. Se você é um novo ouvinte, ou quer se tornar um, ai vão as respostas a algumas perguntas freqüentes que vão ajudá-lo a compreender melhor.

Q : O que são ondas curtas?

As ondas curtas são altas freqüências que permitem às emissoras de rádio internacionais transmitir seus programas a longas distâncias. Quanto mais a freqüência é alta, mais a faixa é curta. A largura da banda de ondas curtas é normalmente de 10 a 100 m.

Q : Como as ondas curtas podem percorrer distâncias tão grandes?

As ondas curtas se refletem na zona mais elevada da atmosfera, a ionosfera. Essa zona, carregada eletricamente, contém radiações ultravioleta emitidas pelo sol. As ondas curtas se propagam refletindo várias vezes entre a ionosfera e a terra.

Q : Porque as ondas da minha estação de FM local não atingem uma longa distância?

Essas ondas de rádio normalmente são emitidas em linha reta, e não podem portanto ultrapassar o horizonte seguindo a curva da terra. Além disso, elas não têm a propriedade única que lhes permitiria, como as ondas curtas, de se refletir na ionosfera.

Q : Posso utilizar o meu aparelho padrão de rádio AM/FM para captar programas transmitidos em ondas curtas?

Não. Para captar essas freqüências você precisa absolutamente de um aparelho de rádio de ondas curtas, que também é conhecido em inglês como World Band Radio. Mas há uma vantagem nisso: a maioria dos aparelhos de rádio de ondas curtas é bem polivalente, e também capta as faixas AM e FM.

Q : Eu preciso de uma antena especial?

Os receptores de ondas curtas são equipados com uma antena capaz de receber sinais fortes. Alguns têm uma antena adicional do tipo Reel-Up, que também lhes permite captar sinais fracos. Esses tipos de receptores vêem com instruções de onde melhor instalar essas antenas

Q : Os horários de transmissão dos programas em ondas curtas são indicados em UTC. O que quer dizer isso?

A sigla UTC significa coordenada de tempo universal (Universal Time Coordinate). O horário UTC é estabelecido a partir do meridiano de origem (0 grau de longitude). Antigamente, conhecida como horário de Greenwich, a UTC serve hoje de referencia fixa do horário internacional. Se você não tem um relógio que indica o horário UTC, você pode em geral consultar uma tabela para converter os seu horário local.

Q : Por que os horários dos programas indicam freqüências diferentes para períodos diferentes do dia? Por que não existe uma freqüência única como a da minha AM local, por exemplo?

As condições de propagação das ondas na ionosfera variam segundo as estações, o ciclo de atividade solar e a hora. Se os transmissores só emitissem uma freqüência, as ondas seriam propagadas numa certa região durante um único período do dia. A freqüência empregada depende dos fatores mencionados anteriormente, da localização do transmissor e do audiência que se quer atingir.

Q : Por que utilizar ondas curtas? Por que não atingir os ouvintes simplesmente por meio de satélite ou da Internet?

Primeiro, porque ainda que a Internet seja um meio de comunicação excepcional, é preciso ver que um grande número de pessoas no planeta não possui nem seque telefone, quanto menos acesso à Internet. A transmissão por satélite também é um excelente meio de comunicação, que entretanto requer equipamentos sofisticados e caros. Para dizer a verdade, as ondas curtas são utilizadas há muitos anos e oferecem vantagens consideráveis, que explicam por que elas são ainda hoje um meio de comunicação eficiente e barato. Os receptores de ondas curtas têm um preço acessível e são utilizados em várias partes do mundo. As emissoras de rádio internacionais têm hoje uma importante gama de recursos para transmitir sua programação. Satélites, Internet, cabo e rádios AM e FM locais são utilizados pela RCI em função dos locais e da audiência alvo. Entretanto, muitas vezes, as ondas curtas são ainda a melhor opção para atingir várias regiões do globo.

Q : O que vai acontecer quando tudo estiver digitalizado? O que acontecerá com as ondas curtas?

É muito provável que as ondas curtas também sejam digitalizadas. A própria Rádio Canadá Internacional é membro do consórcio internacional DRM (Digital Radio Mondiale), que se dedica a estabelecer normas internacionais para a transmissão digital de ondas curtas. As vantagens desse processo serão uma recepção melhor, um som de qualidade superior, receptores mais fáceis de usar, e a possibilidade de incluir textos nas transmissões. Para qualquer informação sobre o DRM, consulte o site do consórcio http://www.drm.org.

Haut de page

Satélites

Q : Posso captar a RCI com a minha antena parabólica?

Uma simples antena e receptor podem captar os sinais do Hotbird 4 que vêm da Europa. Já os sinais emitidos pelo AsiaSat-2 (para a Ásia) e IntelSat 702 (para a África) são transmitidos em formato digital e se destinam mais aos “Down Links” e às retransmissões do que aos receptores domésticos.

O RCI-1 oferece uma programação em inglês, o RCI-2 uma programação em francês, e o RCI-3 uma programação multilíngue.

Os ouvintes da África do Norte, da Europa e do Oriente Médio podem captar RCI-2 e RCI-3 por intermédio do satélite Hotbird-6 de Eutelsat cujas coordenadas são:

Hotbird-6 – 13 graus leste
Frequência 12.597 Ghz
Polarização vertical
SR: 27500 Msym/s FEC: 3/4
ID Canal: RCI1 – RCI2 – RCI3

Os ouvintes da Ásia podem ter acesso a RCI-3 por intermédio do satélite AsiaSat-2. Os da África podem acessá-la por intermédio do satélite Intelsat 707 e os das Américas pelo satélite Telstar-12:

Asiasat-2 – 100.5 graus leste
Frequência 4.000 Ghz
Polarização vertical
SR: 28125 Msym/s FEC: 3/4
PID: 2313

Intelsat-707 – 359.0 graus leste
Frequência 3.9115 Ghz
Polarização: RHCP
SR: 8022 Msym/s FEC: 1/2
PID: 647

Telstar-12 – 15.0 graus oeste
Frequência 11.974 Ghz
Polarização vertical
SR: 3400 Msym/s FEC: 3/4
PID: 31520 Canal 75

Um bom revendedor de equipamentos eletrônicos pode lhe indicar o aparelho que melhor corresponde às suas necessidades e um kit de instalação para localizar o satélite e instalar sua antena para ligá-la ao receptor e conectar sua televisão. Mesmo se você só quiser receber a programação de rádio, você precisa de uma televisão para apresentar os menus e as informações gerais do receptor do satélite.

Haut de page

Horários e freqüências

Q : Onde posso encontrar os horários das transmissões em ondas curtas, Internet e/ou satélite?

Você pode mandar um email para steve_lemay@radio-canada.ca ou fazer uma inscrição online.

Haut de page

Cyberjornal

Q : O que é o Cyberjornal?

Você pode fazer uma assinatura gratuita deste serviço clicando aqui e receber por email um resumo diário das notícias nacionais e internacionais mais importantes.

O Cyberjormal é um link com o Canadá de acesso fácil para todos que vivem ou viajam para o exterior. Em apenas alguns minutos, ele permite que você fique sabendo quais são as notícias mais recentes do Canadá.

O Cyberjormal dá notícias de esportes e de negócios, informações meteorológicas, e um resumo das notícias internacionais mais importantes.

Q : Como fazer assinatura do Cyberjornal?

Basta ter um endereço de email válido e visitar a seção do site chamada Cyberjornal. Escreva seu email no campo apropriado, selecione a língua desejada e clique no botão enviar. No máximo 24 horas mais tarde você receberá uma confirmação que você deve responder para começar a receber os Cyberjornal.


Q : Como cancelar minha assinatura do Cyberjornal?

No final de cada Cyberjornal que você receber há um link que você pode clicar para cancelar sua assinatura. Você tem que estar online para fazer isso.

Se houver algum problema, envie um email para rci@montreal.radiocanada. ca e nós tentaremos resolvê-lo.



About admin

Engenheiro Eletrônico, trabalha na área de TI e Telecomunicações e é aficcionado por tecnologia, e a prática da radioescuta
This entry was posted in Rádio Difusão Internacional. Bookmark the permalink.