Hora UTC – Universal Coordinated Time

Hora Universal Coordenada

Hoje neste espaço, iremos falar um pouco mais sobre a hora UTC, que é um aspecto muito importante não só para a sintonia e para a correspondência com as emissoras de ondas curtas, mas que também é utilizado no mundo inteiro na navegação aérea e marítima.

A programação das emissoras internacionais utilizam um único horário, chamado Hora Mundial.

Antes de falarmos do histórico da hora mundial, vamos que considerar, que o radio de ondas curtas é global, com emissoras transmitindo durante 24 horas virtualmente a partir de todas as zonas de horários.

Considerando o dia solar de 24 horas e assim, transpondo este período de tempo para o espaço terrestre e sabendo que a terra tem a forma aproximada de uma circunferência e como a circunferência pode ser dividida em 360 graus, dividindo estes 360 graus pelas 24 horas do dia solar, temos que a cada 15 graus de espaço da circunferência terrestre temos a variação de uma hora.

Por exemplo, sabemos que o Japão está exatamente do lado inverso ao Brasil, ou seja á meia circunferência da terra que equivale a 180 graus. Deste modo, se dividirmos os 180 graus pelos 15 graus referentes a cada hora de tempo, teremos uma diferença de 180 dividido por 15 igual a 12 horas. Como se pode observar é exatamente esta a diferença de horário entre o Brasília e Tókio. Quando aqui é meio dia lá é meia noite e assim sucessivamente o que astronomicamente equivale a concluir que quando o “lado brasileiro da terra” está sendo iluminado diretamente pelo Sol (dia), o “lado Japonês” está totalmente na ausência do Sol (noite).

É possível imaginar o caos se cada estação usasse sua própria hora local para agendamento de sua programação. Na Inglaterra, 09:00 horas da noite é diferente de nove da tarde no Japão ou Canadá. Como todos poderia saber quando sintonizar ?

Com a utilização desta padronização de medida do tempo em relação ao espaço, tornou-se possível sincronizar os eventos realizados em diferentes pontos do globo terrestre. Desta maneira, uma transmissão de uma emissora Inglesa, que se inicie às 20 horas de Londres, poderá ser captada por um ouvinte do Brasil, que irá fazer a sintonia às 23 horas de Brasília, pois existe uma diferença de 3 horas entre estes dois pontos que estão entre si a uma distância de 3 meridianos de 15 graus.

Hora Mundial, ou Tempo Coordenado Universal ( UTC – Universal Coordinated Time ), é também conhecido com Hora Média de Greenwich ( GMT – Greenwich Mean Time ) ou, no jargão militar, hora “Zulu”. É anunciado no formato 24 horas, logo, 02:00 da tarde é naturalmente 14:00 horas.

A hora UTC, como podemos observar, é a hora de referencia do Meridiano de Greenwich, que cruza o Reino Unido, onde em especial, localiza-se um famoso observatório – The Royal Observatory, localizado no Greenwich Park – existente desde 1884. Esta é portanto, a referencia de horário utilizado no mundo inteiro. Observe na figura abaixo, o meridiano 0 grau, e a diferença em graus dos diversos fusos horários em relação ao Meridiano de Greewich.

Até o ano de 1884, não existia uma padronização mundial única deste sincronismo de horário entre as diversas nações do planeta e deste modo naquela época se considerava somente a hora local do país sem relacionar a posição deste país na terra e por conseguinte a variação que este horário apresenta dentro do Dia Solar. Deste modo não existia uma correlação entre os horários nacionais. Vou fazer uma analogia: Se no Japão ocorresse um evento às oito horas da manhã, uma pessoa do Brasil, informada do mesmo faria a ideia mental do horário do acontecimento em relação ao dia solar no Brasil e assim não faria ideia que na realidade aquilo estaria ocorrendo às oito horas da noite para nós.

Em outubro de 1984, as 25 maiores nações do globo, na época, se reuniram em Washington-DC, e fizeram uma conferência mundial sobre esta padronização necessária do tempo e nesta reunião foram determinados e aceitos sete parâmetros, sendo eles :

1 – Deveria ser adotado um único meridiano como ponto zero de referência de horário por todos os países do globo terrestre.
2 – Este meridiano deveria ser o que passava exatamente sobre o Observatório de Greenwich, em Londres, na Inglaterra, que passaria a ser considerado o meridiano de referência.
3 – Os cálculos de latitude seriam feitos sempre considerando o lado leste e o lado oeste deste meridiano, até 180 graus do mesmo.
4 – Todos os países do Globo deveriam adotar este Dia Universal.
5 – O Dia Universal se iniciaria à meia Noite em Greenwich e seria mensurado de acordo com as 24 horas do Dia Solar.
6 – Todos as utilizações náuticas e Astronômicas passariam a ter este Dia Universal como referência.
7 – Seria adotado o sistema métrico decimal como referência de mensuração para tempo e espaço.

Algumas referencias podem ser utilizadas na determinação da hora UTC : a primeira, naturalmente é a posição geográfica em relação ao fuso horário do Meridiano de Greenwich. No Brasil, na ausência de horário de verão, a diferença é de 3 horas a menos em relação à hora UTC. Quando no Brasil – horário oficial de Brasília – são 21:00, a hora UTC é 00:00 h.

Também, existem endereços na Internet especializados em fornecer a hora UTC que se baseiam em precisos relógios atômicos, que fornecem não só a hora UTC, mas auxilia na determinação dos horários locais de diversas regiões e países do mundo, além de mostrar no globo terrestre o amanhecer e entardecer de todo o mundo.

Outra forma de se determinar o horário UTC, é sintonizar alguma emissora internacional, e ouvir seu anuncio de horário,que por definição é informada a hora mundial.

Uma outra alternativa, é sintonizar as emissoras que transmitem a hora UTC, além de importantes informações sobre índices que definem as condições de propagação das ondas curtas.

O National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) – órgão federal dos Eua – utilizam as estações WWV e WWVH para transmitir a informações de utilidade pública como a hora exata e mensagens de alerta geofísicas que provem informações a respeito das condições solares terrestres entre outras informações..

As estações de hora mais famosas, são exatamente a WWV e WWVH que estão ativas em 2500, 5000, 10000, 15000 e 20000 kHz. São mantidas pela Marinha dos Eua, e operam 24 horas por dia nos 7 dias da semana, transmitindo a hora exata e informações regularmente para milhões de ouvintes ao redor do mundo.

A estação WWV em particular está localizada em Fort Collins, Colorado, aproximadamente 100 km ao norte de Denver nos EUA. As informações transmitidas incluem anuncio da hora UTC, intervalos de tempo padrão, freqüências padronizadas, correções na hora UTC, alertas geofísicos, alertas de tempestades marítimas, e finalmente, relatos do estado do sistema GPS ( Global Positioning System ).

As estações estão sincronizadas com um relógio atômico, e emitem o sinal de horário e a cada minuto informam a hora UTC. Também, a cada 18 minutos, informam um boletim composto de principais índices relativos a atividade solar, tempestades magnéticas e outros, que possibilitam monitoram as condições de propagação das ondas curtas.

Vale a pena tentar sintonizar estas emissoras aqui no Brasil, pois seus sinais são recebidos com relativa facilidade, e assim, alem de obtermos a hora exata, temos também uma boa referencia das condições de escuta para as diversas faixas de ondas curtas.


About admin

Engenheiro Eletrônico, trabalha na área de TI e Telecomunicações e é aficcionado por tecnologia, e a prática da radioescuta
This entry was posted in Rádio Difusão Internacional. Bookmark the permalink.