Internet : Produto da Guerra Fria

A rede mundial de computadores Internet na realidade é um sub-produto da Guerra Fria. Para quem não se lembra, foi o período mais negro da humanidade de onde se tem notícia onde foram produzidas tais quantidades de armas nucleares que são capazes de dizimar a vida em nosso planeta em milhares de vezes.

Nem na Idade Média, ou Idade das Trevas, apesar de todo o atraso cultural e social, e a barbárie mantida pela Igreja para oprimir o desenvolvimento de indivíduos e sociedades, foram criadas teorias e fórmulas para destruir a raça humana, até porque a tecnologia para tal ainda nem existia …

A Internet tecnologicamente é um avanço considerável e sua utilização é irreversível em nossa sociedade, e representa novos e grandes desafios para a sociedade como um todo. A disseminação da Internet e suas facilidades vem de forma inequívoca causando transformações na forma com que nos comunicamos, pois através das telecomunicações, e de toda uma gama de programas de computador, em poucos instantes – até em tempo real – nos relacionamos com pessoas (além de relações de negócios obviamente) de outros continentes, quebrando barreiras geográficas e culturais.

É incrível saber que a Internet se origina de uma rede chamada ARPANET criada pelo Departamento de Defesa dos EUA (DoD) como forma de permitir a comunicação entre unidades militares e posteriormente universidades, de forma a sobreviver – melhor dizendo, continuar a funcionar – mesmo após um ataque nuclear da até então demoníaca União Soviética.

[photopress:arpanet.jpg,full,centered]

Clique para acessar um resumo da história da Internet publicada na Wikipédia

A necessidade de criação de mecanismos de comunicação entre órgãos militares mesmo em condições de interrupção dos meios de comunicação, levou ao desenvolvimento do protocolo de comunicação denominado TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol).

A lógica da rede ARPANET era encontrar caminhos alternativos entre as localidades conectadas, mesmo que determinada localidade fosse devastada por ogivas nucleares, de tal forma, que de forma dinâmica, a rede se reconfigurasse para encontrar outras rotas de comunicação e ainda assim, permitir a troca de informações entre os pontos da rede que não haviam sido afetados pelos ataques nucleares.

E como na nossa atual civilização toda a criação tecnológica gira em torno da indústria da guerra prioritariamente; secundariamente para obtenção de lucro e finalmente, a partir dos desdobramentos da tecnologia, para o desenvolvimento e bem estar social.

Se observarmos bem, a rádio difusão internacional começou a ser desenvolvida com grande velocidade no período que antecedeu a Segunda Guerra Mundial e atingiu seu auge de abrangência justamente na Guerra Fria.

E observamos que o declínio da rádio difusão internacional se acentuou com a criação da WWW World Wide Web nos idos de 1990 com suas novas tecnologias de apresentação de informações, a integração de novas mídias, como áudio e vídeo, e até a transmissão de streams de áudio e vídeo em tempo real.

Os arautos do apocalipse, ao menor sinal de declínio de uma tecnologia na presença de outra mais nova, bradaram alto que o rádio estava obsoleto e condenado a desaparecer, e que a Internet iria substituí-lo rapidamente.

E o que podemos observar é o rádio não morreu, e nem a Internet dominou o planeta, o que se observa é que são mídias que podem se complementar e evoluir em conjunto. Alguns novos sistemas de rádio digital procuram oferecer maior qualidade de áudio do que o tradicional AM e inclusive FM, assim como as novas tecnologias de telecomunicações e aumento do poder computacional permitem a criação de novos programas e sistemas, como a utilização de comunicação por voz e vídeo com outras pessoas, de certa forma até substituindo com muitas vantagens a telefonia pública convencional.

Apesar dos pesares, uma parte significativa da humanidade – algo em torno de 30% – não tem sequer acesso a energia elétrica, quanto mais a computadores e a rede mundial Internet. Em grandes regiões geográficas, somente o rádio alcança, pois as ondas de rádio são fáceis de se produzir e se captar, e a um custo muito baixo. Por isso, decretar o fim do rádio não é algo viável nem factível ainda por algumas décadas, quiçá nunca.

Por outro lado, tecnologias como VoIP (Voz sobre IP) e Vídeo em tempo real permitem encurtar distâncias, aproximar não só empresas globalizadas em suas trocas comerciais, mas também, oferece um leque impressionante de novas aplicações, que podem ser extremamente úteis por exemplo à medicina, não só através de intercâmbio de conhecimento, como aplicada ao diagnóstico de doenças e até possibilitar a monitoração de cirurgias de pacientes teoricamente em qualquer lugar do mundo.

Enfim, o rádio e a Internet ainda tem um longo período pela frente para se desenvolverem e se complementarem.



About admin

Engenheiro Eletrônico, trabalha na área de TI e Telecomunicações e é aficcionado por tecnologia, e a prática da radioescuta
This entry was posted in Internet. Bookmark the permalink.