Tsunami no Japão – Relatos impressionantes através do rádio de ondas curtas da NHK World

A tsunami gerada pelos fortes terremotos que assolou o norte do Japão, gerou um rastro de destruição e mortes nesse país de cultura milenar e altamente desenvolvido.

Apesar das imagens chocantes que foram ao ar através da televisão oficial japonesa NHK, mostrando a destruição das tsunamis e o terror gerado pela fúria da natureza, foi através das ondas curtas do radio, transmitidas pela estação em Bonaire, Antilhas Holandesas, que a NHK World pode materializar todo o drama vivido no Japão.

As simples imagens do complexo nuclear de Fukushima, devastado pelo terremoto e pelo impacto da tsunami, não fizeram frente aos relatos dramáticos dos radialistas da NHK World em sua programação em português para o Brasil e para o mundo.

As imagens condicionam o cérebro ao menor esforço, e escondem a grandeza e complexidade das relações causa e efeito.

A mensagem através do rádio do temor da população aos efeitos da tragédia nuclear gerada pelo terremoto e tsunami, instigam nosso cérebro a visualizar com muito mais detalhes a real dimensão do drama vivido.

A NHK World pode ser sintonizada com muita facilidade no Brasil, em especial no Rio de Janeiro, através de rádios portáteis ou utilizando o rádio do carro, que tenha cobertura de bandas de ondas curtas naturalmente.

Esse video foi realizado no trajeto de retorno do trabalho dentro do carro, onde demonstra o uso real e prático da radiodifusão internacional.

O jornalismo da NHK World se superou na cobertura desse triste incidente, reportando com extrema precisão o que se vivenciou no Japão pós-tsunami, indo além do simples relato, mas reproduzindo com impressionante realismo todo o impacto sobre a nação japonesa.

Mesmo considerando este evento adverso, a NHK está de parabéns pelo trabalho radiofônico realizado.

About admin

Engenheiro Eletrônico, trabalha na área de TI e Telecomunicações e é aficcionado por tecnologia, e a prática da radioescuta
This entry was posted in Rádio Difusão Internacional. Bookmark the permalink.