Balun para acoplamento de antena unifilar a entrada de baixa impedância do receptor de HF

Uma ótima solução para um bom sistema de antena para o receptor de HF é a utilização de balun para acoplar a antena unifilar para a entrada de baixa impedância do receptor.

Apesar de comumente aplicado para receptores “de mesa”, que apresentam entrada de 50 Ohms utilizando conector UHF (PL259), essa solução pode ser utilizada para receptores portáteis também.

Porém, em função do interesse de utilizar receptores portáteis com antenas mais bem elaboradas onde normalmente utilizamos nos receptores de mesa, como o Icom R75 por exemplo, resolvi testar em campo o desempenho de um sistema de recepção deste tipo em um rádio portátil de qualidade como o Sangean ATS909.

Normalmente, a impedância das antenas unifilares é alta, pois depende de uma série de fatores, como seu comprimento em função da faixa de frequência desejada, altura do solo e outros fatores.

O que se faz normalmente é acoplar o fio diretamente a antena telescópica do receptor portátil através de uma garra tipo “jacaré” ou dependendo do rádio, utilizar um plug P2 mono ou estéreo na entrada da antena.

Alguns modelos como o Sony 7600GR e Sangean ATS909 apresentam essa entrada específica, onde a impedância de entrada é menor do que a utilizada na antena telescópica acoplada.

Assim, uma das formas de obter o maior rendimento da antena externa, é através da equalização da impedância desta com a entrada do receptor, de forma a permitir o máximo de transferência de sinal captado.

Idealmente, o maior ganho será atingido quando o sistema (antena e linha de transmissão) apresenta a mesma impedãncia de entrada do receptor.

Para a escuta de broadcast, em 99% das situações, um bom fio esticado de alguns metros conectado na antena telescópica já possibilita bons resultados práticos.

Porém, a captação de fontes de ruídos próximos pode inviabilizar esse esquema.

Com o uso de um balun, podemos acoplar um fio em um local mais afastado de fontes de ruido, ou locais mais altos ou que permitam lançar um fio de maior tamanho (algo em torno de 10 a 30 metros por exemplo), e transportar o sinal desejado através de cabo coaxial, de impedãncia padrão de 50 Ohms, até a entrada de baixa impedância do rádio.

O balun pode ter fator de transformação de 9:1 que significa que a antena unifilar apresenta alta impedância esta será transformada para um valor mais baixo – fator de divisão de 9 – de forma a transferir mais sinal quando acoplada a entrada de baixa impedância do receptor.

O balun que utilizei de nome “Fatma” – conforme denominado pelo Gustavo Barreto que o produziu – apresenta duas entradas possíveis, sendo que uma de 9:1 própria para 450 Ohms e outra 16:1 para entrada de 800 Ohms.

Esse fim de semana finalmente pude testar sua aplicação e os resultados foram muito favoráveis, especialmente quando utilizei a entrada de 800 Ohms.

Como antena, utilizei um fio de comprimento aleatório (+- 10 metros) cuja impedância para as faixas de baixa frequência (acima de 31 metros) é alta, proporcionando um melhor casamento com a entrada do receptor portátil.

Para teste, utilizei dois rádios portáteis, o robusto Sangean ATS909 que é extraordinário quando utiliza uma boa antena externa, e o Degen 1103.

Como efeito prático, nas emissoras de broadcast não há alteração perceptivel entre acoplar o fio na telescópica ou utilizar a entrada P2 existente, porém, nos sinais mais fracos e nas bandas mais baixas, a diferença é considerável.

E testando ambas as entradas do balun, a de 800 Ohms mostrou um sinal mais elevado do que a entrada 9:1.

Enfim, agora é possível utilizar espaço contínuo para lançar um fio bem esticado de um bom comprimento e longe da rede elétrica urbana que é uma fonte inesgotável de ruído elétrico, e através de um cabo coaxial de 50 Ohms – RG58 ou RGC58 – trazer o sinal para dentro de casa sem captar os ruídos internos.

Utilizei um terra real, através do uso de duas hastes de cobre enterradas no chão, literalmente na terra, e com um cabo de cobre de 10 mm2 de seção até uma barra de terra, onde derivei o aterramento ao balun, o que auxiliou no sinal nas faixas de frequência mais baixas.

Com esse balun, um cabo coaxial e um fio bem esticado em um local com espaço suficiente e o mais longe possível de fontes de ruído elétrico, é uma solução para uma antena permanentem ou até para utilização em camp, devido a sua facilidade de uso, e flexibilidade na utilização dos espaços para posição da antena, e para a posição do posto de escuta.

Balun 4:1 Antena Unifilar

Balun Fatma com duas entradas para antena unifilar

Balun 4:1 Antena Unifilar

Teste do Balun utilizando a entrada de 450 Ohms

Balun 4:1 Antena Unifilar

Barra de aterramento utilizando duas hastes de cobre acopladas e distantes 2 metros entre si

Balun 4:1 Antena Unifilar

Cabo coaxial de 50 Ohms para celular – RG58 – e conector P2 mono

Balun 4:1 Antena Unifilar

Cabo coaxial de 50 Ohms para celular – RG58 – e conector P2 mono

About admin

Engenheiro Eletrônico, trabalha na área de TI e Telecomunicações e é aficcionado por tecnologia, e a prática da radioescuta
This entry was posted in DX, Hardcore DX, Receptores, Telecomunicações. Bookmark the permalink.