Primeiras impressões em campo do novo receptor Tecsun PL660

Aproveitei um fim de semana com tempo vago para conferir na prática as habilidades do novo modelo projetado pela Tecsun. As informações técnicas básicas sobre o rádio, estão descritas no manual de operação que acompanha o modelo. Apesar de indicadores importantes não terem sido indicados, como rejeição de imagem por exemplo, na prática podemos perceber algumas
características quando comparamos com outros modelos bem conhecidos.

O que me chamou a atenção deste modelo é a introdução da facilidade de SYNC  AM - detector síncrono com opção de escolha entre LSB e USB (banda lateral inferior e superior) que em tese auxilia a legibilidade de sinais fracos ou com forte desvanecimento, assim como melhora a seletividade, através da atenuação de interferência de emissoras adjacentes.

Basicamente, meu interesse era ver o desempenho em ondas médias, usando uma loop magnética, e testar o modo SYNC em uma faixa que estivesse com boa abertura para observar o comportamento desta facilidade com sinais fracos e sinais interferidos.

 

Começando com ondas médias, me surpreendeu seu bom comportamento utilizando loops quot;pesadas" - literalmente. O frontend suportou muito bem tanto a loop de quadro quanto a "monster" de ferrite, e permitiu ótimas captações nesta faixa. Por razões práticas, priorizei a x-band, onde normalmente recebo uma emissora Argentina forte em 1620 kHz, e raramente outras piratas nos canais adjacentes.

Apesar do Tecsun PL660 não ser tão sensível em onda média como o meu atual rádio de referência - Sangean ATS909 - seus resultados foram muito satisfatórios, sendo que o seu signal meter, cumpriu com o básico em possibilitar achar o melhor ponto de sintonia da loop.

E para minha surpresa, consegui sintonizar emissoras da Argentina em todos os canais até 1700 kHz, sendo que mais uma vez, não consegui identificar ainda a emissora religiosa, estilo "davi miranda" que transmite em 1672 kHz.

Podemos observar em ambos os videos o comportamento do PL660 em onda média, usando a clássica RGP3 um pouco mais vitaminada com uma nova versão de enrolamento:

 

Fixando a freqüência em 1700 kHz:

 

Após testes e comparativos com o Sangean ATS909, cheguei a conclusão que através do uso de uma antena loop qualquer, o desempenho se torna bem satisfatório em OM permitindo seu uso para dx nesta faixa.

Em relação a faixa de ondas curtas, seu desempenho é bem satisfatório, eu diria até surpreendente, pois parece ser tão sensível quanto o Degen 1103 porém, mais silencioso. Até observando fotos disponíveis no blog da Tecsun, nessa etapa da montagem foi dada especial atenção quanto a blindagem dos componentes internos, para diminuir interações entre diversas etapas do circuito e melhorar o desempenho em geral.

Em comparação com o Sangean 909, utilizando somente a antena telescópica interna, não houve surpresa. Até a faixa de 31 metros o Tecsun se mostrou mais sensível, apesar de que o Sangean captou com legibilidade todos os sinais, apenas a intensidade era algo menor. A partir dos 25 metros, o Sangean se mostrou mais sensível, se mantendo assim até a faixa de cidadão (entre 27 e 28 MHz diversos sinais da Argentina, Estados Unidos e Brasil).

Mas quando se conecta um simples fio estendido na telescópica de ambos, a intensidade dos sinais é similar.

Lógico que a única referência utilizada foi o velho e bom ouvido, pois o signal meter de ambos é diferente, e não utilizei qualquer instrumento de laboratório na comparação, apenas percepção pessoal.

E o que eu mais gostaria de explorar, o novo recurso de SYNC AM, pude fazê-lo em todas as situações, pois a propagação nas faixas altas estava favorável, inclusive captei Filipinas com sinal regular, e até gravei seu ID.

E resumindo minhas impressões sobre o modo SYNC do Tecsun PL660:

1- para diminuir interferência de emissoras adjacentes é de real efetividade seu uso. em conjunto com o bom dimensionamento do filtro largo e estreito, é possível selecionar a banda lateral a qual se deseja "bater" / sincronizar a portadora interna - LSB ou USB - e assim,  diminuir consideravelmente a interferência e os apitos heteródinos.

Para esse quesito, o SYNC AM funcionou perfeitamente, e o seu frontend demonstrou se de boa qualidade pois sinais mais fracos podiam ser muito bem copiados usando o SYNC ao lado de sinais muito mais potentes.

A percepção é que nessa situação, o modo SYNC é similar ao utilizado no Sony 7600GR porém, inferior ao lendário Sony 2010.

2- para melhorar a legibilidade de sinais fracos, o modo SYNC em algumas situações torna o áudio melhor, porém, em situações de fading rápido e profundo, o modo SYNC apresentou dificuldade em manter o nível do áudio
uniforme.

Minha percepção é que nessa condição, o modo SYNC do Sony 7600GR é nitidamente superior.

Outra característica interessante é o modo AIR Band, que possibilita captação de sinais de aeronaves comerciais em amplitude modulada. O desempenho aqui me surpreendeu e muito. Dentro de casa no Rio de Janeiro, aproximadamente 10 km de distância do aeroporto Santos Dumont, posso ouvir a comunicação da torre apenas com a antena telescópica, algo que no Sony 2010 - colocando lado a lado ambos - é quase impossível.

Em termos gerais, a ergonomia do rádio é infinitamente superior ao Degen 1103, seu desempenho em demodular sinais em SSB é muito superior, o uso do SYNC AM é um prêmio a quem realmente gosta de DX e até mesmo uma simples radioescuta, pois pode representar a diferença entre a possibilidade de se entender realmente a mensagem do sinal ou apenas ouvir os apitos tradicionais de interferência adjacente.

Podemos ver na prática uma demonstração do modo SYNC e do uso de filtro largo e estreito nos vídeos a seguir:

 

 

 

 

Enfim, o Degen 1103 deverá ter problemas agora, pois encontrou um competidor ferrenho mais moderno e com mais recursos, apesar de estar posicionado em uma faixa de preço superior.

Mas na relação custo x benefício, é algo que realmente surpreende.

Sarmento Campos

Maricá - Rio de Janeiro

 

 

 

 

1. Frequency Range:

FM: 76 ~ 108 / 87 ~ 108 MHz Step: 0.01 MHz / 0.1 MHz
MW: 522 ~ 1620 / 520 ~ 1710 kHz

Tuning Step: 9K for North America or other countries / 10K for
South America

LW: 100 ~ 519 kHz Step: 1 kHz / 9 kHz
SW: 1711 ~ 29999 kHz Step: 1 kHz / 5 kHz
AIR:118 ~ 137MHz Step: 1 kHz / 25 kHz

2. Sensitivity

FM (S/N=30 dB) Less than 3 μV
MW (S/N=26 dB) Less than 1 mV/m
LW (S/N=26 dB) Less than 5 mV/m
SW (S/N=26 dB) Less than 20 μV
SSB (S/N=10 dB) Less than 1 μV
AIR (S/N=10 dB) Less than 5 μv

3. Selectivity

FM > 30 dB (±200 kHz)
MW/LW > 40 dB (±9 kHz)
SW > 40 dB (±5 kHz)

4. S/N Ratio

FM Less than 60 dB
MW/LW Less than 45 dB
SW Less than 50 dB

5. AM Frequency

SSB, AM 1st IF: 55.845 MHz
2nd IF: 455 kHz
FM: 10.7 MHz

6. FM Stereo crosstalk

Less than 20 dB

7. Output Power

Speaker > 450 mW
Earphone > 10 mW

About admin

Engenheiro Eletrônico, trabalha na área de TI e Telecomunicações e é aficcionado por tecnologia, e a prática da radioescuta
This entry was posted in DX, Rádio Difusão Internacional, Radioescuta. Bookmark the permalink.