Novo receptor de Ondas Curtas e Banda Aérea – Tecsun PL-660

A Tecsun acaba de lançar seu novo modelo de receptor de ondas curtas, que agora, além de Ondas Longas, Médias e Curtas, e FM, apresenta a faixa de aviação comercial.

Trata-se de um novo projeto mais moderno e com mais recursos, como SSB com banda lateral selecionável, e o extremamente útil modo Sync-AM que também permite selecionar a banda lateral (USB/LSB).

O modo SYNC-LSB/USB permite melhorar a seletividade, através da geração interna de portadora na banda selecionada, diminuindo as interferências geradas por canais adjacentes.

Tecsun PL660

Neste video que gravei no 10. Encontro de Lorena, podemos observar uma emissora africana muito distante e com sinal fraco – Radio Djibuti – transmitindo do extremo leste da Africa em 4780 kHz, com sinal interferente de emissora regional brasileira em 4775 kHz. Através do modo SYNC-AM podemos rejeitar a faixa inferior de interferência e melhorar a legibilidade do sinal.

O rádio apesar da nomenclatura similar ao modelo anterior – Tecsun PL600 – é um projeto totalmente novo, com novos circuitos e a inclusão da banda AIR (faixa de comunicação utilizada pela aviação comercial no mundo inteiro).

Podemos observar os detalhes da construção interna e as blindagens de capa etapa do circuito de RF, o que demonstra um grande cuidado no projeto e fabricação deste modelo.

Tecsun PL660

Conforme divulgado na página da Tecsun, o modo SYNC-AM é demonstrado de forma bem simples, e nos gráficos abaixo, observamos que existe uma portadora (sinal) de uma emissora que queremos sintonizar, porém, existe ao seu lado, em frequencia inferior, existe uma emissora próxima e com sinal mais forte, interferindo em uma banda lateral da emissora que queremos sintonizar.

Através do uso do SYNC-AM em USB, poderemos eliminar a banda lateral inferior que está sendo interferida, e internamente, o rádio irá gerar essa portadora, e assim, diminuir a interferencia melhorando a seletividade e a legibilidade do sinal.

Tecsun PL660

Mais informações sobre esse lançamento, pode-se acessar o blog da própria Tecnsun em http://bbs.tecsun.com.cn/0002.asp?open=278962. A página está em mandarim, porém pode ser traduzida utilizando-se o Google Translate ou o Altavista.

About admin

Engenheiro Eletrônico, trabalha na área de TI e Telecomunicações e é aficcionado por tecnologia, e a prática da radioescuta
This entry was posted in Rádio Difusão Internacional, Receptores. Bookmark the permalink.