Nova Emissora Brasileira em Ondas Curtas

Em tempos de hyper digitalização da sociedade, onde a Internet tem alcance global e conecta pessoas, empresas, instituições, forças armadas etc, e hoje é a principal forma de comunicação, quem iria imaginar que o rádio de Ondas Curtas ainda tem um papel fundamental na sociedade?

Com a atual tecnologia de transmissão de dados através de fibras ópticas terrestres e marítimas, que atravessam e interligam os sete mares, as redes de telefonia celular, que já aplica o padrão 5G, até a complexa constelação da Starlink que cobre o planeta com acesso internet através de satélite, há de se pensar muito a respeito do papel do rádio de ondas curtas.

E esses dias, uma emissora brasileira surge com presença nas Ondas Curtas, para levar mensagens ao Brasil e ao mundo, nesta tradicional meio de comunicação que é o rádio de Ondas Curtas.

A emissora está operando ainda experimentalmente, e conforme as captações ocorrerem e sua operação avançar, iremos comentar sobre os motivos e fundamentos dessa iniciativa.

Rádio receptor de Ondas Médias, Ondas Curtas e FM, fabricado pela Sangean, modelo ATS909

4.970 kHz – 62 metros

6.105 kHz – 49 metros

9.730 kHz – 31 metros

11.735 kHz – 25 metros

Estação de rádio de Ondas Cutas – Instalação do Transmissor e Antena

About admin

Engenheiro Eletrônico, trabalha na área de TI e Telecomunicações e é aficcionado por tecnologia, e a prática da radioescuta
This entry was posted in Rádio Difusão Internacional. Bookmark the permalink.