Relações Diplomáticas entre Brasil e Rússia Após a Segunda Guerra Mundial

Nas Ondas Curtas da Guarujá Paulista

No momento cultural desta semana, vamos fazer uma viajem no tempo. Desde 1947, logo após o fim da segunda guerra mundial até os tempos de hoje, quando o mundo tem assistido a dramáticas mudanças geopolíticas.

Desde a década de 50 onde os países capitalistas liderados pelos Estados Unidos e Inglaterra iniciaram a chamada Guerra Fria contra a antiga União Soviética, passando pela criação da Cortina de Ferro para isolar econômica e culturalmente os países do então bloco comunista liderado por Moscou, até os dias de hoje, ouviremos trechos de gravações do rádio de ondas curtas.

Neste momento cultural, vamos rapidamente ouvir trechos de programas de rádio que nos mostram que apesar de todas as mudanças políticas e ideológicas que o mundo tem enfrentado, o rádio de ondas curtas se mantém importante e presente, mesmo nos atuais dias de aparente tranqüilidade.

Iremos ouvir um áudio da Rádio Nacional do Brasil, anunciando o rompimento das relações diplomáticas com a antiga União Soviética, após a Gazeta Literária de Moscou publicar um artigo contra o governo do então presidente Eurico Gaspar Dutra e as forças armadas brasileiras.

As relações entre os nossos países, começaram a ser problemáticas no final de 1946, quando o secretário da embaixada brasileira em Moscou se desentendeu com um gerente de hotel da cidade.

O episódio provocou a troca de acusações entre a imprensa dos dois países.

Em maio de 1947, o embaixador soviético se retira do Brasil após o Tribunal Superior Eleitoral cassar o registro do Partido Comunista Brasileiro (PCB).

Vamos ouvir o áudio desta transmissão histórica :

Nas Ondas Curtas da Guarujá

No auge das transmissões internacionais em ondas curtas, em especial em nosso idioma para o nosso país, a então Rádio Central de Moscou divulgava as noticias e fatos sob outro ponto de vista, possibilitando assim conhecermos mais detalhes e até de fatos então censurados pelo regime militar que através de um golpe, assumiu o poder no ano de 1964.

Enquanto os regimes militares do Brasil, Argentina e Chile, entre outros, seqüestrava, tortura e matava milhares de cidadãos, a Rádio Central de Moscou, a Rádio Havana Cuba e até a Rádio Tirana da Albânia, emitiam programas para o Brasil, noticiando fatos sobre nosso país e sobre o regime militar, além da cultura, artes e música destes países, que não podiam ser censurados, pois as
ondas curtas do rádio não sabem o que são e nem respeitam os limites territoriais.

Vamos ouvir um trecho já histórico da abertura da programação para o Brasil da Rádio Central de Moscou, transmitindo desde a antiga União Soviética :

(*)

Após as mudanças no leste Europeu, com a quebra da então União Soviética e de suas republicas satélites, a Rússia voltou a ser um país único, porém, manteve sua estrutura de ondas curtas, passando a chamara a emissora oficial de Rádio Voz da Rússia, que continua no ar até hoje, transmitindo desde Moscou.

Ouviremos a seguir, um trecho de abertura da Rádio Voz da Rússia, que continua transmitindo para o Brasil, porém, com uma programação totalmente diferente e adaptada ao novo contexto geopolítico da Rússia.

(*)

Com a produção e apresentação de Sarmento Campos, ficamos por aqui, espero contar com sua companhia no próximo encontro, onde falaremos sobre algum aspecto relevante histórico e cultural do rádio de ondas curtas.

 

DX Clube do Brasil

About admin

Engenheiro Eletrônico, trabalha na área de TI e Telecomunicações e é aficcionado por tecnologia, e a prática da radioescuta
This entry was posted in DX, Rádio Difusão Internacional. Bookmark the permalink.