Radio Canadá Internacional – Emitindo em Português para o Brasil

Nas Ondas Curtas da Guarujá Paulista


No momento cultural desta semana, iremos falar um pouco sobre uma emissora internacional, que recentemente retornou ao ar com transmissões em nosso idioma, especialmente para o Brasil, após um longo período de desativação de suas emissões em português. E também, que já está presente nas ondas curtas ha 60 anos.

Vamos falar da Radio Canadá Internacional que transmite de Montreal no Canadá.

A seguir, vamos ouvir o sinal de identificação da Radio Canadá Internacional.

(*)

A Rádio Canadá Internacional transmite para vários lugares do mundo desde 1945. Sua missão é de projetar a imagem do Canadá no exterior e refletir a realidade da vida canadense. Ela permite também que canadenses que viajam ou vivem em outros países conservem uma relação cotidiana com seu país de origem.

A Rádio Canadá internacional produz programas diários e semanais em francês, inglês, espanhol, russo, ucraniano, mandarim, cantonês, árabe e português. Ela transmite também uma série de programas produzidos pelas redes CBC e Rádio Canadá.

Política, economia, cultura, ciências, notícias internacionais, notícias canadenses e notícias mais específicas de cada região geográfica constituem a linha de sua programação.
Rádio Canadá Internacional também produz cursos de línguas concebidos especificamente para a rádio. Essa série de cursos é dirigida a crianças de 7 a 12 anos e a seus pais que desejam aprender uma das duas línguas oficiais do Canadá, o francês ou o inglês. Por meio de contos da tradição oral canadense, lendas, cantigas, cantos tradicionais e diversos jogos extraídos da cultura
canadense francesa e inglesa, a criança aprende uma língua de maneira divertida e engraçada.

Esses cursos são transmitidos tanto por ondas curtas como pela Internet no site da RCI (www.rcinet.ca).
Em no dia 25 de fevereiro, a Radio Canadá internacional celebra seu aniversario de 60 anos de historia nas ondas curtas. O serviço de ondas curtas foi criado durante a segunda guerra mundial para informar e divertir as tropas canadenses espalhadas pelo mundo, com a programação gerada diretamente no Canadá.

Outro aspecto interessante sobre a Radio Canadá, foi o seu papel em promover a musica canadense. Depois de sua estréia em 1945, a Radio Canadá rapidamente se transformou na embaixada dos artistas canadenses, tendo alguns expoentes da musica realizado as primeiras gravações nos estúdios da emissora.

Com produção do jornalista e radialista Hector Vilar, voce pode ouvir o programa Canadá Direto por ondas curtas, ao vivo, todas as sextas-feiras às 20:00 UTC (17:00 horário de Brasília) pelas freqüências 15305 ou 17765 kHz. O programa é reprisado às sextas-feiras às 21:00 UTC (18:00 horário de Brasília) pelas mesmas freqüências.

Aos sábados e domingos, o programa é reprisado em dois horários: às 22:30 UTC (19:30 horário de Brasília) pelas freqüências 11905 ou 15245 kHz; e às 23:30 UTC (20:30 horário de Brasília) pelas freqüências 11905 ou 13730.

Vamos ouvir um trecho de abertura do programa Canadá Direto que vai ao ar através das ondas curtas do Radio.

(*)

Este foi o momento cultural desta semana, apresentado por Sarmento Campos, do Rio de Janeiro.

Até o próximo encontro.

DX Clube do Brasil

About admin

Engenheiro Eletrônico, trabalha na área de TI e Telecomunicações e é aficcionado por tecnologia, e a prática da radioescuta
This entry was posted in DX, Rádio Difusão Internacional. Bookmark the permalink.