Monteserrate, Bogotá – Colômbia

Em viajem a trabalho a Colômbia, para cumprir algumas provas teórica e prática para obter certificação avançada em sistemas de telecomunicação desenvolvidos pela Digium – www.digium.com – tive a oportunidade de conhecer alguns lugares em Bogotá.

A Digium fechou sua representação no Brasil em São Paulo, movimento similar a muitas multinacionais devido a grave crise política e judiciária que o Brasil enfrenta, que causa instabilidade e riscos elevados de investimento por grandes empresas. Porém, se expandiu para outros países da América do Sul e Europa, sendo a Colômbia um dos locais aptos a se cumprir o processo de certificação nas suas tecnologias.

Em destaque, visitei o Monteserrate, desbravado pelos Espanhóis conquistadores que além de construir os principais marcos da cidade, produziu essa maravilha de local em um dos pontos mais altos da cidade – que já está em elevada altitude, em torno de 2650 metros.

Há duas opções de alcançar o Monteserrate e visitar suas igrejas e monumentos, e ter a mais abrangente e impressionante visão da cidade de Bogotá, que tem aspectos de primeiro mundo com contrastes de terceiro mundo. Pode-se utilizar o funicular ou teleférico, apesar de operarem em horários distintos.

A topografia da cidade é até similar ao Rio de Janeiro – obviamente sem litoral – mas seus morros e favelas são bem tradicionais e virtualmente parecidas com as do Rio – excepto pela ausência de controle de traficantes e armamento pesado ostentado a céu aberto que é comum no Rio.

Após intervenção militar na segurança pública da cidade, diminuiram drasticamente os índices de violência, porém, além dos problemas associados ao povo latino, as Farcs – guerrilheiros comunistas que queriam impor uma ditadura marxista aos moldes de Cuba – deixaram profundas marcas no país.

Além do lendário mega narcotraficante Pablo Escobar, e toda a sorte de cartel de drogas, financiando a corrupção, a guerrilha comunista e a violência urbana, por ora, bastante contida.

No vídeo abaixo, na íntegra a subida ao Monteserrate através do veículo “funicular”, que é operado através de tração a cabo de aço, com contrapeso de outro funicular em sentido oposto, controlado por um motor central.

Observe a inclinação da subida e o desnível de aproximadamente 550 metros acima da cidade de Bogotá, que é vencido em torno de 4 minutos e 30 segundos.

A missão foi cumprida e mais uma missão internacional bem sucedida inserida no curriculum.

Mas não menos importante, foi o aprendizado da cultura local, não só a atual, mas também, a antiga, incluindo a visita a alguns museus importantes, Capitólio (parlamento e casa presidencial), e outros lugares, mas essa parte fica para outro post.

About admin

Engenheiro Eletrônico, trabalha na área de TI e Telecomunicações e é aficcionado por tecnologia, e a prática da radioescuta
This entry was posted in Internet, Telecomunicações and tagged . Bookmark the permalink.