Receptores de Comunicação – Recursos Avançados

Uma das grandes diferenças entre a categoria de receptores portáteis de qualidade como o Sangen ATS-909, e os receptores de comunicação, é a quantidade de recursos que permitem extrair os sinais mais fracos nas mais adversas condições.

Um exemplo dessa característica, é a presença de filtros de seletividade que podem ser selecionados para diminuir interferências de sinais adjacentes, e também, a capacidade do circuito em extrair sinais fracos no meio de sinais muito fortes. Uma das caracterísitcas importantes dos receptores de comunicação de alta qualidade, é justamente esta capacidade que é denominada de “blocking”. Não só filtrar a frequencia desejada, mas ter a capacidade de separar o sinal fraco entre sinais fortes adjacentes.

Um dos exemplos de receptor de comunicação de alta qualidade é o Icom R75. Projetado e fabricado no Japão, é atualmente o equipamento de melhor relação custo e benefício.

Apesar de que a partir de sua configuração básica, há necessidade de se acrescentar filtros mais seletivos e de melhor fator de forma – para melhorar a seletividade – e também instalar o módulo de DSP – Digital Signal Processing – para complementar as caracterísitcas desejadas de um receptor de comunicações avançado.

O Icom R75 é um receptor de três estágios de conversão de FI, sendo que há possibilidade de se instalar filtros opcionais para a FI de 9 MHz e de 455 kHz.

Utilizando os filtros opcionais de 9MHz 2.8 kHz SSB e 455 kHz 3.3 kHz além de se ter a opção de filtro intermediário entre os 15 kHz, 6 kHz e 2,4 kHz de fábrica, pode-se melhorar e muito o uso do recurso PBT – Pass Band Tuning – que é utilizado para se procurar a melhor posição de recepção da portadora nos estágio de FI de 9MHz e de 455kHz, para melhorar a elegibilidade do sinal diminuindo interferências.


Recepção da Rádio Pio XII da Bolívia, que transmite em 5.952,5 kHz entre os canais 5950 kHz e 5955 kHz que são ocupados por emissoras regionais e internacionais na faixa de 49 metros

O recursos oferecido pelo módulo opcional de DSP, além da filtragem do áudio para a redução de ruído atmosférico, é o ANF – Automatic Notch Filter – filtro automático de cavidade – que atua na atenuação de “apitos” característicos chamados de “heteródinos” que são batimentos de portadoras adjacentes em cima do sinal sintonizado.

Assim, utilizando filtros estreitos, ajustando o passo de sintonia em alta resolução (=> 1 Hz) e utilizando recursos de deslocamento de largura de banda e filtro de cavidade, é possível extrair emissoras com fraco sinal e entre sinais adjacentes fortes.

O video ilustra o resultado do uso dessas caracteristicas, ressaltado pelo modo ECSS – Exalted Carrier Single Sideband – que basicamente consiste em sintonizar emissoras que transmitem em modo AM (Amplitude Modulada) como se fossem sinais em SSB.

Assim, pode-se diminuir fadind seletivo, melhorar a estabilidade do sinal, e ainda contar com todos os recuros avançados do receptor de comunicações.

Os filtros opcionais são instalados em soquetes apropriados na placa principal do receptor, e estão sinalizados nos círculos em azul.

Filtros Opcionais do Receptor de Comunicações Icom R75

O círculo em vermelho mostra uma pequena melhoria no tempo do circuito AGC – controle automático de ganho – que melhora a demodulação de sinais em AM e em particular, melhora o desempendo do modo AM-Sync do Icom R75.

A placa que processa os sinais DSP está instalada abaixo do chassis e não é visível por esse ângulo.

About admin

Engenheiro Eletrônico, trabalha na área de TI e Telecomunicações e é aficcionado por tecnologia, e a prática da radioescuta
This entry was posted in Hardcore DX, Receptores. Bookmark the permalink.