Emissões de Rádio pelo SOL Captadas no Radio aqui na Terra

EXPLOSÔES SOLARES NO RÀDIO

Conforme publicado no site Space Weather, em 7 de Agosto último foi produzido intensas emissões de sinais de radio pelo Sol que são detectados na Terra em simples receptores de radio, mas eu em particular acrescento que não só de ondas curtas como também em ondas médias!

O Space Weather publicou em sua página uma gravação de áudio enviada por um radio astrônomo amador do Novo México, Thomas Ashcraft, que captou emissões muito fortes ao redor de 21 MHz (faixa de 13 metros de ondas curtas).

“Ouça a alguns sons que saem dos altofalantes”, ele diz. “Este é uma labareda complexa e muito excitante. Mesmo assim ainda é pequena comparada com o que está chegando no futuro conforme o Ciclo Solar 24 se intensifica”.

O áudio do sinal de 21 MHz pode ser ouvido abaixo:

Gravação do áudio captado na frequência de 21 MHz pelo radio astronomo amador Thomas Ashcraft do Novo México, produzido por erupções solares
Gravação do áudio captado na frequência de 21 MHz pelo radio astronomo amador Thomas Ashcraft do Novo México, produzido por erupções solares

Aqui no Brasil, usando um rádio portátil tradicional e sintonizando ondas médias, captei fortíssimos rúidos na faixa de ondas médias, resultado de distúrbios da propagação ionosférica que foram gerados pelas emissões anòmalas do SOL (erupções e labaredas solares).

Pode-se observar a frequência de 520 kHz onde emite um rádio farol de Belo Horizonte, que normalmente é captado aqui no Rio de Janeiro com sinal limpo e com boa intensidade. Nesta noite, a faixa inteira de ondas médias estava anormalmente muda, sendo que prevalecia forte ruido estático na maioria dos canais, o que mostra na prática como os distúribios solares afetam a ionosfera, e a propagação das ondas de rádio.

Video realizado na cidade de Maricá, Rio de Janeiro, utilizando um radio Sony 2010 com uma antena loop de quadro com fio Litz.

About admin

Engenheiro Eletrônico, trabalha na área de TI e Telecomunicações e é aficcionado por tecnologia, e a prática da radioescuta
This entry was posted in Hardcore DX, Telecomunicações. Bookmark the permalink.