A caneta dos Chefes de Estado, Empresários e … Dalai Lama : Caneta tinteiro.

Por mais que se anuncie o fim do uso das canetas tinteiros, inclusive por profissionais influentes como o CEO da Microsoft, Satya Nadella, que previu o seu fim como consequência do “esmagamento do romantismo e nostalgia” de seu belo uso, a caneta tinteiro se perpetua.

Confira a declaração de Satya Nadella aqui.

Talvez o maior símbolo de tradição da caneta tinteiro seja refletido no uso da Montblanc Meisterstück 149, um instrumento de inscrita clássico e durável por décadas a fio.

Utilizada por presidentes dos Estados Unidos, pela realeza britânica, e até pelo Dalai Lama, o fato é a “nostalgia e romantismo” do uso da escrita manual continuará ainda por séculos independente dos avanços tecnológicos e a disseminação de facilidades computacionais que cada vez mais permeia o nosso cotidiano.

Uma das mais famosas canetas da história é a Montblanc “El Presidente”. Usada por líderes mundiais e CEOs de grandes corporações, custa por volta de US$ 1000. Neste vídeo, o CEO da Montblanc narra sua história. (Fonte: Bloomberg)

Segundo a história contada pela própria Montblanc, o começo do novo século “moderno” – idos de 1900 – produziu um efeito estimulante em inventores e artesãos. A engenhosidade e a imaginação ajudaram a caneta-tinteiro a realizar sua revolução técnica e comercial como instrumento de escrita. Foram um banqueiro de Hamburgo, Alfred Nehemias, e um engenheiro de Berlim, August Eberstein, que, juntos reconheceram os sinais do tempo e decidiram produzir canetas simplicissimus. Depois de um curto período de tempo, Wilhelm Dziambor, Christian Lausen e posteriormente Claus Johannes Voss assumiram o negócio e estabeleceram as bases da empresa que viria a se tornar um sucesso internacional, Montblanc.

Montblanc 149 Fountain Pen Nib
A produção da pena de ouro é feita em 35 etapas, utilizando metais preciosos como ouro e ródio, um processo delicado que ainda é realizado manualmente em uma unidade de fabricação na cidade de Hamburgo. Desde 1930 os artesões da Montblanc gravam o número 4810, que representa a altura em metros do Monte Montblanc.

Para esclarecer a pergunta do porque os presidentes usam tantas canetas para assinar atos executivos, a Secretária Lisa Brown da Casa Branca responde.

Uma empresa de 170 anos de Rhode Island fornece as canetas banhadas a ouro do atual Presidente Donald Trump que as presenteia como souvenirs após assinar ordens executivas.

A companhia A.T. Cross foi fundada em 1846 em Providence, Rhode Island, e inicialmente produzia estojos de ouro e prata para lápis, refletindo a história da família Cross como joalheiros. A companhia foi fundada por Richard Cross que a passou para seu filho Alonzo T. Cross. A companhia desenvolveu diversos instrumentos de escrita inovadores, incluindo as modernas lapiseiras, e as mais antigas canetas de pena.

A Cross tem sido o fornecedor oficial de canetas para a Casa Branca desde os anos 1970. As canetas utilizadas para assinar atos legislativos e executivos são tradicionalmente doadas como presentes para quem assistiu os atos da assinatura.

Enquanto o programa oficial da Cross na Casa Branca foi iniciado na administração Bill Clinton, é sabido que a tradição remonta a pelo menos a administração de Gerald Ford. Todos os presidentes desde Ronald Reagan até Donald Trump atualmente assinam atos executivos utilizando as canetas Cross.

A fabricante tradicional A.T. Cross tem produzido canetas elegantes para pelo menos sete presidentes americanos, mas se objetiva permanecer fora da política.

Montblanc 149 Fountain Pen Nib

JFK, Barack Obama, Rainha Elizabeth, são ícones de líderes mundiais que mantiveram a tradição da arte de escrita com as canetas tinteiro

About admin

Engenheiro Eletrônico, trabalha na área de TI e Telecomunicações e é aficcionado por tecnologia, e a prática da radioescuta
This entry was posted in Fountain Pen. Bookmark the permalink.