Após quase 10 anos de baixa atividade solar, que é basicamente reflexo do número de manchas solares – um fenômeno ainda não completamente compreendido que normalmente ocorre em um ciclo médio de 11 anos – o Sol começa a dar sinais de vida.
Grandes erupções solares tem sido observadas por diversos laboratórios ao redor do mundo, tanto através de instrumentos posicionados na Terra como também em órbita no Sistema Solar.
O site especializado em meteorologia espacial – Space Weather – www.spaceweather.com – monitora os índices geofísicos e coleta dados sobre os eventos solares, está registrando e comentando sobre grandes massas ejetadas do SOL e que estão chegando no nosso planeta.
A erupção solar registrada em 7 de Agosto, poderá afetar o planeta Terra como um todo, noticia o Space Weather. Os novos dados que estão chegando do “Solar and Heliospheric Observatory (SOHO)” e mostram a ocorrência de CME – Coronal Mass Ejection (Ejeção de Massa Coronal) – vindo em nossa direção a nós com um significativo componente dirigido a Terra diretamente.
A imagem abaixo (extraída do Space Weather) mostra a nuvem em expansão que está lançando material solar diretamente para a Terra:
Clique na imagem para observar o vídeo
O impacto desta CME provavelmente não irá causar uma gigantesca tempestado geomagnetica, mas os dados do SOHO mostram que ele foi muito maior do que esperado. Os observadores do céu posicionados em alta latitude devem ficar alertas para as auroas quando a nuvem chegar em 10 ou 11 de Agosto.
O surgimento de manchas solares recomeça em grande estilo, pois o Space Weather também recebe fotos de astrônomos profissionais e amadores ao longo do mundo, e publica fotos relacionadas aos eventos solares, como fotos do próprio Sol e de auroras boreais que são registradas nas altas latitudes de nosso planeta.
Nesta foto abaixo, é possível observar as manchas numeradas em 1092 e 1093 que são grandes o suficiente para serem vistas sem a ajuda de um telescópio solar. Em 7 de Agosto, o Sr. Rasid Tugral os capturou nascendo em cima de Ankara na Turquia.
Nascer do SOL fotografado em Ankara, Turquia, pelo Sr. Rasid Tugral, mostrando duas grandes manchas solares
Ciclo Solar - Progressão do Número de Manchas Solares - NOAA/SWPC Boulder, CO USA