Radio Santa Cruz, Bolívia, 6.135 kHz

Sintonizada no Rio de Janeiro a Radio Santa Cruz, da cidade de Santa Cruz na Bolívia na frequência de 6.135 kHz. Nessa frequência tradicionalmente chegam os sinais da Radio Aparecida, da cidade de Aparecida, Estado de São Paulo, porém, com a propagação irregular das ondas curtas e tropicais, em função do atual ciclo solar atípico, as emissoras da Bolívia se sobrepôem aos sinais das emissoras regionais em 49 metros.

Este vídeo registra não só a identificação da emissora, como alguns testes de recepção entre o Sony ICF-7600GR e Sangean ATS-909. Ambos utilizando antena unifilar de 9 metros e suas respectivas fontes de alimentação AC.

Apesar da boa intensidade do sinal, havia forte ruído gerado por distúrbios ionosféricos, e uma das formas de se melhor a legibilidade do sinal, é utilizar a técnica ECSS – Exalted Carrier Selectable Sideband – que é sintonizar emissoras que transmitem em modulação AM em modo SSB, selecionando a melhor das bandas laterais (ou superior, USB, ou inferior, LSB).

Desta forma, em algumas circunstâncias é possível diminuir interferências de emissoras adjacentes ou até mesmo na própria frequência, assim como buscar a melhor leitura do sinal, na presença de determinados ruídos atmosféricos.

About admin

Engenheiro Eletrônico, trabalha na área de TI e Telecomunicações e é aficcionado por tecnologia, e a prática da radioescuta
This entry was posted in DX, Hardcore DX, Receptores. Bookmark the permalink.