Um sistema de escrita completo: caneta tinteiro, tintas, cadernos e acessórios

A caneta tinteiro como a conhecemos hoje tornou-se um item de médio a alto valor agregado, mas ainda há um forte mercado no Brasil e no mundo.

Entre as razões para se usar uma caneta tinteiro estão o fato de a escrita ser mais confortável, além de sua durabilidade, que por tradição é muito maior do que as canetas convencionais, e ainda, é ecológica. Além de sua tinta ser a base de água, o fato da caneta durar décadas e a partir do século passado, muitas ainda produzidas nas origens como conhecemos hoje, ainda estão em pleno uso, ou objeto de colecionadores ao longo do mundo.

Outro fator complementar para o uso deste tipo de caneta é o papel. A caneta tinteiro não deve ser pressionada sobre o papel, mas deve deslizar por ele, e através de diversos tipos de pena, e graduação de escrita (fina, média, stub entre outras), é importante utilizar papel de qualidade.

Assim, podemos ressaltar sobre o uso da caneta tinteiro, é que seu uso não se restringe a ferramenta de escrita em si.

Podemos considerar a escrita através de caneta tinteiro como um sistema de escrita. Em função das características da pena da caneta, a necessidade premente de uso de tinta a base de água apropriada para tal, e como consequência, a necessidade de um tipo de papel que possa absorver adequadamente a tinta e prover a base para sua forma, o uso da caneta tinteiro pode ser considerado como um sistema que agrega diversos componentes e acessórios.

Outros acessórios, são os estojos nos quais se transportam, e armazenam as canetas, que normalmente pela sua característica mais refinada, requer além de proteção adicional, acessórios que combinem com o sistema de escrita da caneta tinteiro, que normalmente, as canetas duram por gerações.

No Brasil, o uso da caneta tinteiro ainda é muito difundido, sendo que diversas classes de profissionais como médicos, juristas, engenheiros, estudantes as utilizam como ferramenta de escrita.

Atualmente, no Brasil a disponibilidade de cadernos adequados ao uso de caneta tinteiro é bastante limitada, e restrita a poucas marcas estrangeiras, mas nas lojas especializadas em Rio e São Paulo podem ser encontrados.

Quanto ao mercado de canetas tinteiro no Brasil, a oferta é bem ampla, sendo que as marcas famosas e mais tradicionais tem presença marcante no país, como a Montblanc com lojas próprias inclusive, Waterman, Pilot, Aurora, Omas, Sheaffer, Parker e tantas mais disponíveis nos grandes centros comerciais de Rio e São Paulo.

Na internet, há muito material disponível sobre o uso da caneta tinteiro, como análises de modelos, tintas, cadernos, instruções de uso, manutenção e até informações sobre caligrafia utilizando esse sistema de escrita.

O vídeo a seguir (em inglês), ilustra o sistema de escrita em caneta tinteiro, demonstrando algumas canetas prediletas, tintas, cadernos mais apropriados e seus acessórios como estojos para armazenamento.

Observe que são abordados alguns itens importantes sobre a tinta selecionada, como o tempo de secagem, e as características de absorção nos diferentes tipos de papel.

O vídeo é bem ilustrado com informações tabeladas sobre tintas, e seus efeitos no papel.

About admin

Engenheiro Eletrônico, trabalha na área de TI e Telecomunicações e é aficcionado por tecnologia, e a prática da radioescuta
This entry was posted in Fountain Pen. Bookmark the permalink.