NHK, Radio Japão, transmite para todo o mundo em rádio de ondas curtas, satélite e Internet

NHK Radio Japan

NHK Rádio Japão é a emissora estatal japonesa muito tradicional e presente na radiodifusão internacional anteriormente a Segunda Guerra Mundial e muito ativa até os dias atuais. O que aliás, a exemplo de outros países europeus, como a Radio Deutche Welle (Alemanha) e BBC de Londres, entre outras, usavam o meio de comunicação da rádio como instrumento de propaganda de guerra e como efetiva forma de disseminar ideologias, contra-propaganda e tantas outras formas de influenciar a opinião pública e até mesmo as tropas dos países adversários.

E a NHK em particular, está presente na história brasileira do rádio, pois mantém emissões diárias em português para o Brasil transmitindo através das suas instalações em Bonaire, em ondas curtas.

O que eu gostaria na realidade, era comentar sobre a captação da NHK na cidade de Maricá, Rio de Janeiro, transmitindo no idioma japonês na frequência de 7.225 kHz e destinada a região do Sul da Asia. A captação ocorreu por volta das 18:50 UTC (o que corresponde as 15:50 na hora oficial de Brasília) e o sinal era fraco, porém, regular, ou seja, com pouco desvanecimento (fading) e sem ruídos relacionados a propagação ionosféria. Assim, a captação foi perfeitamente audível, dentro do padrão SINPO de informes de recepção, equivaleria as notas 25443.

Para conhecer mais sobre o código SINPO, que é padrão mundial, acesse: http://www.sarmento.eng.br/Informes.htm

O trecho captado era de músicas japonesas, uma em particular, tradicional com vocal feminino e instrumentos típicos do Japão, e outra música, com vocal masculino e instrumentos mais atuais, em um estilo aproximado a música popular. A locução do programa era em japonês naturalmente; a identificação deste idioma é relativamente fácil de se realizar, pois é muito distinto dos demais idiomas orientais como o chinês por exemplo.

Sony ICF-SW77 Longwire
O receptor utilizado na recepção da Rádio NHK Japan foi o Sony ICF-SW77 e um fio esticado de 6 metros

Deve-se ressaltar que esta emissão, segundo o esquema de transmissões em ondas curtas divulgado pela NHK, é dirigida ao Sul da Ásia

Desta forma podemos observar a grande distância entre o transmissor e o local de recepção, e a frequência relativamente baixa que é a banda de 41 metros, e a hora da recepção, por volta das 16:00 local, aproximadamente uma hora e cinquenta minutos antes do por do Sol.

NHK Schedule Shortwave 2010
Esquema de cobertura mundial através das emissões de rádio em ondas curtas da Radio NHK – Observe a cobertura da América do Sul através dos transmissores localizados em Bonaire

Enfim, trata-se de um excelente exemplo de DX, quando se recebe um sinal de um transmissor muito distante, e que além de não ter como alvo a nossa região de recepção, ocorre em um horário e frequência adversa, pois a banda de 41 metros normalmente abre para a Europa e Ásia durante o por do Sol, quando a penumbra (a zona escura equivalente a noite na região) abrange a localidade do emissor e do receptor.

Esse é um caso clássico da prática do DX, que é sintonizar emissoras distantes e até então desconhecidas.


Esquema de emissões em ondas curtas da NHK Radio Japan para o período de 2010

About admin

Engenheiro Eletrônico, trabalha na área de TI e Telecomunicações e é aficcionado por tecnologia, e a prática da radioescuta
This entry was posted in DX, Rádio Difusão Internacional. Bookmark the permalink.