Recepção de Ondas Médias em Maricá, Rio de Janeiro

Nestes dias de propagação ionosférica bastante atípica, em função da atividade solar que ainda não é totalmente compreendida pela ciência, podemos aproveitar a oportunidade e ouvir algumas emissoras muito distantes, em particular da região Sul.

Normalmente, podemos captar sinais não só do Nordeste, como também da Europa e até Oriente Médio, mas ultimamente, a propagação tem favorecido a região sul na localidade de Maricá, Região dos Lagos no Rio de Janeiro.

Com auxílio de uma antena loop de quadro de 80 centímetros, é perfeitamente possível sintonizar emissoras da Argentina, Uruguai, Paraguai, sem contar inúmeras emissoras do Rio Grande do Sul, com qualidade impressionante. Algumas emissoras tem qualidade local, devido não só a intensidade do sinal recebido, mas também ausência de interferência na mesma frequência como é o caso da x-band (banda estendida de ondas médias, que compreende 1610 até 1710 kHz e é utilizada nos Estados Unidos e Argentina).



Emissora do Paraguai chegando com ótimo sinal se sobrepondo as locais com o auxilio da antena loop de quadro



Emissora da Argentina chegando com sinal local em 1620 kHz

About admin

Engenheiro Eletrônico, trabalha na área de TI e Telecomunicações e é aficcionado por tecnologia, e a prática da radioescuta
This entry was posted in Hardcore DX, Receptores. Bookmark the permalink.