Pilot Vanishing Carbonesque Black – A única caneta tinteiro retrátil do mundo

Uma caneta exclusiva por sua construção é a Pilot Vanishing que é a única caneta do mundo retrátil, e por isso é também denominada “capless”, pois a caneta forma uma peça completa sem tampa.

E a origem de sua criação e construção é da Pilot japonesa e na minha opinião, essa caneta pode ser classificada como uma joia exótica. Joia devido principalmente ao material da pena, em ouro 18K e especialmente por seu corpo ser banhado a ródio, que é um metal raro da família da platina, o que lhe confere um visual extremamente brilhante e agradável.

Apenas um parenteses sobre caneta tinteiro, quem experimenta escrever com uma boa caneta tinteiro dificilmente volta a usar canetas esferográficas. Mesmo que alguns achem que a estética e a elegância de uma caneta tinteiro não são motivos suficientes para abandonar as canetas comuns, sua escrita é sem dúvida mais confortável e agradável. Em alguns países como Japão e Alemanha, a caneta tinteiro é utilizada inclusive no ensino fundamental.

No Brasil infelizmente seu uso não é restrito apenas por questão de preço e falta de valorização da cultura como regra geral, infelizmente.

Pilot Vanishing Point - Fountain Pen
Pilot Vanishing Point Carbonesque Black – Caneta tinteiro retrátil com pena de ouro 18K e folheada em Rhodium

O detalhe é que a usinagem das peças é virtualmente perfeita, e a operação de escrita, extremamente precisa como todas as canetas fabricadas no Japão pela Pilot, mas em especial, por ser retrátil e se diferenciar pela forma da escrita.

Uma curiosidade sobre o ródio é de ser um metal que faz parte da família da platina. O banho de ródio é muito usado para dar acabamentos às jóias e pode ser aplicado a metais, o ouro, a prata, ou alguns de outras ligas, dar-lhe uma superfície branca brilhante como a platina. Resumindo, o ródio que é da mesma família da platina, tem aspecto brilhante, anti-reflexivo, sendo bastante usado para dar liga às jóias feitas de platina e ouro por possuir também propriedades antioxidantes. Não por acaso, essas jóias são tão caras, pois não tem uso diário que as façam ficar com aspecto envelhecido.


Detalhe construtivo da exclusiva caneta tinteira Pilot retrátil

Neste vídeo de apresentação da Pilot, podemos observar toda a sua construção e detalhe de funcionamento, com destaque para o sistema de enchimento convencional por conversor, ou também através de cartuchos de tinta fabricados pela Pilot exclusivamente para seus modelos, com uma proteção de metal que envolve o cartucho e o integra ao sistema retrátil.

Seu preço na Europa gira em torno de 200 Euros e por segundo pesquisei, é mais utilizada por colecionadores de canetas tinteiro, apesar de que sua escrita é precisa, sua operação confiável e seu acabamento ser exclusivo.


Processo de “tintagem” – enchimento – da caneta Pilot Vanishing retrátil

About admin

Engenheiro Eletrônico, trabalha na área de TI e Telecomunicações e é aficcionado por tecnologia, e a prática da radioescuta
This entry was posted in Fountain Pen. Bookmark the permalink.