Computação Móvel – Conectividade Máxima para Negócios e Uso pessoal em “nuvem”

O tema da moda é mobilidade, na realidade, para ser mais preciso, é “computação em nuvem”, indo direto ao ponto.

Após a grande penetração das soluções de voz através de telefonia celular e Voz sobre IP em qualquer dispositivo e o acesso a Internet e email através deste, popularizou o que denominamos hoje de “smartphones”.

Mas nada disso seria possível sem a base tecnológica das telecomunicações, como a transmissão de dados através de radio-frequência, a transmissão de informações em altíssima velocidade e capacidade através de fibra-ópticas e toda a integração das diversas plataformas e tecnologias de computação e armazenamento de dados.

Google Android
Sistema Operacional Google Android adotado pela maioria dos fabricantes de smartphones e tablets

Sem querer entrar em aspectos históricos sobre o inicio da mobilidade e as primeiras ferramentas que formaram a base da mobilidade até chegarmos a sua complexidade atual, podemos afirma com total segurança que o sistema operacional Android hoje desenvolvido pelo Google e presente na maioria esmagadora dos dispositivos móveis é um dos grandes responsáveis por alavancar soluções de tecnologia da informação que são utilizados tanto para unir pessoas como em redes sociais como também para aplicações de negócios e missão crítica.

Sony Xperia Smartphone
Smatphone Sony Xperia T2 que suporta todos os recursos atuais de aplicações e armazenamento de informações em nuvem

O Google, que hoje desenvolve o Android e um universo de sistemas de informação convergentes e distribuido em diversas plataformas de armazenamento e dispositivos, oferece um vasto leque de opções acessíveis não só para empresas, como para profissionais liberais e usuários domésticos, e que hoje já se configura a convergencia de dispositivos e ferramentas para

O poder computacional de um smartphone como disponível nos dispositivos topo de linha como Sony Xperia, Samsung Galaxy, LG G3, é realmente impressionante e está muito além da capacidade dos computadores desktop de alguns anos atrás.

Entre outras funções, podemos utilizá-lo até para originar e receber chamadas de voz em telefonia tradicional ou IP, mas ao utilizarmos todas as suas facilidades, podemos observar o quanto poder de tratamento de informação temos a disposição e com interfaces de utilização simples e intuitivas, e com auxilio de sensores até então nunca imaginados na computação tradicional.

Evoluímos do teclado tradicional, da tela de tubo de imagem passando por LCD até aos sistemas miniaturizados de alta resolução disponível hoje nos smartphones além de interação com os dispositivos e aplicações através de gestos, voz, movimento e até teclados virtuais.

Com a plataforma Google, podemos criar documentos, planilhas eletrônicas, apresentações e armazená-las na “nuvem”. Na realidade, o termo “nuvem – computação em nuvem” significa que tanto a aplicação como as informações estão armazenadas em algum local acessível na Internet. Google, Microsoft, IBM, HP, Amazon, para citar os mais atuantes nessa tecnologia, oferecem plataformas completas para desenvolvimento de aplicações e banco de dados onde através de praticamente qualquer dispositivo, seja um smartphone, um tablet, um notebook e computadores de grande porte, possam executar processos de tratamento de informação e armazenamento de dados, de forma transparente ao usuário.

Quando um usuário corporativo acessa o email de sua empresa hospedado no Google por exemplo, o usuário doméstico ao utilizar o Gmail está compartilhando toda a infraestrutura de telecomunicações e tecnologia da informação para otimizar os sistemas, diminuindo custos associados como “total cost ownership” bem relevantes as corporações, aos provedores de serviços e aos desenvolvedores dos aplicativos.

Google Drive - Plataforma de armazenamentos de arquivos e aplicações em nuvem
Google Drive – Plataforma de armazenamentos de arquivos e aplicações em nuvem

Assim, podemos explorar o smartphone e extrair ao máximo o que existe de melhor disponível para acessar a Internet, emails, gerenciar documentos, armazenar informações importantes, e permitir a sincronização de todas as informações entre o computador pessoal (notebook ou desktop) e o smartphone de forma bem simples.

Através do Google Drive, podemos armazenar desde arquivos de extrema relevância com segurança e acesso a todo tempo, como podemos armazenar fotos e todo o tipo de informação de forma estruturada, para acesso através de smartphone, tablet ou computador pessoal. E também, compartilhar informações entre usuários, grupos, permitindo total integração das mais diversas aplicações e necessidades de uso.

Microsoft One Drive - Plataforma de armazenamentos de arquivos e aplicações em nuvem
Microsoft One Drive – Plataforma de armazenamentos de arquivos e aplicações em nuvem

Para usuários de plataforma Microsoft Windows, em particular o Windows 8.1, o sistema One Drive permite o armazenamento de arquivos e o compartilhamento destes entre smartphones e tablets que são suportados pela plataforma Google Android, e o sistema Windows. Uma opção nova muito interessante, permite que todas as fotos tiradas no smartphone sejam armazenadas automaticamente no One Drive, sincronizando assim com a nuvem e com o computador pessoal.

Além da excelente capacidade original oferecida para usuários licenciados da plataforma Windows, a ativação da função de armazenamento de fotos no smartphone e sincronização com o One Drive permite que todos os registros fotográficos feitos no telefone sejam guardados no espaço reservado nos bancos de dados do One Drive, tornando-os seguros e guardados por tempo indeterminado, considerando que a cota em disco reservada a cada usuário do Windows é de valor superior a 10Gbytes de armazenamento. E todas as pastas de arquivos, fotos, vídeos, são sincronizados automaticamente com o seu notebook/desktop, o que permite que todos os dispositivos estejam sincronizados, protegendo assim a integridade das informações, e a salva guarda destes, em caso de quebra ou extravio do smartphone.

Computação em nuvem / Cloud Computing
Computação em nuvem, abrange um sistema de armazenamentos e compartilhamento de dados e aplicações de forma distribuída em diversos dispositivos, gerenciado de forma integrada e segura

Assim, aplicações desenvolvidas para o conceito de mobilidade, notadamente para varejo, logística, gestão de vendas e clientes, serviços a cliente, medição de consumo de água, energia elétrica, e uma infinidade de aplicações de negócios, desenvolveram plataformas poderosas, portáveis entre diversos tipos de dispositivos de acesso, e os usuários domésticos podem utilizar das mesmas facilidades através de seu smartphone ou tablet.

O conceito de nuvem, em termos bem simplificados, é um ecosistema de armazenamento de informações, aplicações, que abstrai do usuário final a complexidade de desenvolver infraestrutura própria, e que possibilite o desenvolvimento rápido de aplicativos para serem usados em diversos dispositivos. Enfim, a “nuvem” é o conceito de reunir todos os elementos de computação e telecomunicações e armazenamento de dados de forma abstrata ao usuário final, seja corporativo ou doméstico, utilizando portabilidade, gerenciamento centralizado de todos os recursos, e capacitando a integração de diversas necessidades de processamento de informação, desde a agenda de contatos de um usuário doméstico, até a manipulação de grandes volumes de informação gerados por aplicações de negócios.

Integração e sincronização de dados entre desktop, tablet e smartphone
Integração e sincronização de dados entre desktop, tablet e smartphone; computadores de grande porte para armazenamento e processamento de informações

A capacidade atual dos smartphones e tablets é tão grande, que ao se integrar receptor GPS, permitem que sejam utilizados não apenas para localização e navegação, como também possibilitam diversas aplicações em serviços de campo, como serviços de engenharia civil, manutenção de serviços de telecomunicações, serviço de rastreio e segurança de logística para transportadoras, monitoração de equipes de serviço, enfim, uma ampla muito grande de aplicativos de extrema relevância.

Os aplicativos de geotagging, que são inclusive utilizados por usuários domésticos ao registrar fotos e respectivos locais, publicação em redes sociais, tem aplicações de negócio muito mais sofisticados, que através de um dispositivo tipo smartphone ou tablet com acesso a Internet, pode-se prestar serviços de alta qualidade e precisão utilizando o conceito de mobilidade e as aplicações em nuvem em tempo real ou sincronizados a posteriori dependendo da natureza do trabalho e da viabilidade de acesso a Internet.

Plataforma de geotagging para aplicações em campo
Sistema de GPS integrado ao smartphone/tablet, permite o desenvolvimento de aplicações de geotagging para serviços em campo

About admin

Engenheiro Eletrônico, trabalha na área de TI e Telecomunicações e é aficcionado por tecnologia, e a prática da radioescuta
This entry was posted in Mobilidade. Bookmark the permalink.