Montando um rack de porta mala para transporte – seguro – de bicicletas

Ciclismo é um esporte saudável para o corpo e a mente, porém, muitas vezes precisamos transportar as bicicletas para outras localidades para desfrutar de paisagens, trilhas, ciclovias, montanhas, enfim, uma grande variedade de lugares onde podemos desfrutar das benesses da bicicleta.

Seja o destino na mesma cidade, ou até outro Estado da Federação, o transporte das bicicletas é algo que deve ser levado muito a sério, pois se algo der errado, não só o prejuízo financeiro poderá ser elevado, como poderá ser causado um acidente envolvendo outros carros.

Alguns regras básicas devem ser seguidas ao se comprar um rack para transporte, seja modelo afixado no teto do carro, ou modelo para porta malas de sedans e hatchback: a qualidade do fabricante.

A primeira regra, é comprar uma marca de excelente qualidade, padrão Thule ou similar, jamais arriscar com tipos de baixo custo que poluem as lojas de bicicletas e o Mercado Livre.

Mas mesmo os racks de boa qualidade podem ainda ser melhorados para garantir a integridade das bicicletas, não causar acidentes fatais nas estradas – IMAGINE UMA OU DUAS BICICLETAS CAINDO NA ESTRADA A 100KM/H E ATINGINDO OUTROS CARROS ATRÁS – e ainda podemos proteger a pintura do carro sem causar muitos danos a lataria.

Eu em particular prefiro racks de porta mala ou invés de teto, apesar de possuir ambos, dependendo de onde você irá transitar, em especial em garagens de edifícios, terá que se desmontar e montar as bicicletas no rack de teto fora do prédio o que pode não ser viável por diversos motivos, até por falta de local na rua para estacionar temporariamente e colocar ou retirar. E durante o processo, ainda corre o risco de ser assaltado. Sim, é algo que deve se considerar dependendo da situação.


Rack de porta malas montado em carro tipo
Rack de porta malas montado em carro tipo “hatch”, porém, intercambiável para sedan


Alguns pontos podem ser melhorados nesse tipo de rack, em especial quanto a segurança no processo de fixação a lataria, especificamente ao porta malas. As cintas de fixação que vem nos modelos de boa qualidade normalmente são suficientes para suportar o peso de uma bicicleta ou até duas, porém, nas estradas brasileiras a qualidade do piso é tão ruim, que os esforços a que são submetidas as suspensões dos carros afeta e sim a fixação desse tipo de rack.

Apesar dos quatro pontos originais de fixação, sendo que dois funcionam para suportar o peso total do rack e das bicicletas e que são afixados na parte superior do porta malas, e os dois que ficam na parte de baixo são para evitar justamente que o rack e a carga seja jogada para cima conforme o movimento natural da suspensão do carro.

Ainda assim não é suficiente para garantir a segurança do transporte.

As cintas são essencialmente frágeis para suporte pesos elevados e a força G criada pelo movimento vertical do carro nas crateras lunares que enfrentamos em terras brasilis, e o pior, se degradam rapidamente, devido a corrosão dos metais e da agressão extrema das intempéries, especialmente os raios ultra violetas do Sol que destroem as cintas de nylon.


Cinta de amarração de carga para até 800 quilos de peso
Cinta de amarração de carga para até 800 quilos de peso


A alternativa que encontrei para reforço estrutural em racks de porta malas pode ser encontrada em lojas especializadas em ferramentas e produtos para indústria e empresas em geral, e se chama “cinta de amarração de carga”, utilizado para embalagem de materiais de grande porte e peso.

Essa cinta em particular que adquiri tem 4 metros de comprimento e é o suficiente e adequado para o tipo de porta malas “hatchback” e suporta até 400 quilos de tração. Ou seja, esqueça o limite estrutural da maioria dos racks disponíveis no mercado que não recomendam mais do que 20 quilos de peso a transportar (o peso máximo de uma bicicleta convencional ou 30 quilos para transporte de duas bicicletas de alumínio).


Cinta de amarração de carga para até 800 quilos de peso
Cinta de amarração de carga para até 800 quilos de peso, fabricado pela Quality Brasil


Obviamente, se o modelo do carro for “hatchback”, é necessário abrir a caixa de fusíveis e relays e dependendo da configuração elétrica do sistema, ou retirar o fusível de proteção do motor acionador do limpador do vidro traseiro, ou retirar o relay específico dessa função. Na linha Chevrolet foi necessário retirar o relay específico do limpador traseiro, pois esse modelo de carro aciona o limpador traseiro de forma automática quando detecta chuva e a marcha “a ré” é engatada. O que representaria um problema sério para o funcionamento do limpador considerando que ele está travado pelas cintas de fixação e poderia danificá-lo.


Caixa de fusível e a retirada do relay de acionamento do limpador do vidro traseiro
Caixa de fusível e a retirada do relay de acionamento do limpador do vidro traseiro


Um detalhe interessante que pode prover mais conforto é utilizar fita de auto fusão utilizada para conexões elétricas em ambiente interno com o objetivo de amortecer impactos da bicicleta e de suas partes as hastes de metal do rack. O principio da fita de auto fusão, é que uma vez ambos os lados em contato, em poucos minutos há uma reação química que as fundem em uma só, auxiliando também a evitar a entrada de umidade nos contatos elétricos, mas nesse caso, cria uma minima espessura emborrachada que irá absorver a vibração da bicicleta e de suas partes em contato com o rack.

Como a fita de auto fusão não suporta as intempéries, é necessário cobri-la com uma fita específica da 3M que suporta a ação do tempo e tem filtro ultra violeta para diminuir os efeitos da exposição a luz solar. Assim, criei uma camada absorvente de pequenos impactos diminuindo ruído durante o transporte.


Abraçadeiras Hellerman para fixação e evitar vibrações da cinta de amarração
Abraçadeiras Hellerman para fixação e evitar vibrações da cinta de amarração


Observe que outro dispositivo de extrema utilidade pode ser utilizado em diversas aplicações onde é necessário a função de “abraçadeira”, que é a fita Hellerman. Essa fita na realidade é patenteada e projetada para diversos tipos de aplicação, originalmente organizar cabeamentos de todos os tipos, em ambientes internos e até externos, com filtros de ultra violeta e suportando altas temperaturas e elevadas tensões.

A fita Hellerman pode ser utilizada para fixar o pedal ou pedivela a haste do rack de forma a evitar que a bicicleta fique vibrando e batendo no rack durante o transporte. Outra função da fita Hellerman é inclusive segurança física e patrimonial, pois ao utilizar a abraçadeira ao redor do suporte de borracha do rack onde a bicicleta é encaixada para garantir que a bicicleta não irá sair do suporte, serve também para evitar que em um congestionamento algum bandido tente roubar a bicicleta e sair pedalando no meio do trânsito.

A abraçadeira é fabricada em diversos modelos, e a que optei é de alta resistencia, somente um estilete ou um alicate de corte adequado pode cortá-la.


Pintura protegida através de fita adesiva Silver Tape da 3M
Pintura protegida através de fita adesiva Silver Tape da 3M


Para proteger a pintura do carro e naturalmente evitar expor a lataria ao oxigênio e assim criar corrosão, recomendo o uso de fita adesiva Silver Tape da 3M, que além de suportar o atrito e pressão da cinta de amarração estrutural de nylon, é resistente a água e sua cola pode ser removida facilmente com o uso de WD-40.


Fita adesiva Silver Tape 3M
Fita adesiva Silver Tape 3M

Muitos usuários de bicicleta evitam a montagem de rack de porta malas porque sabem que invariavelmente irá danificar a pintura do automóvel assim como causar algumas mossas nos pontos de contato do rack com a latarias, porém, existe um paliativo para mitigar o problema de riscar a pintura.


Feltro adesivo para veículos com cola acrílica que não agride o verniz da pintura
Feltro adesivo para veículos com cola acrílica que não agride o verniz da pintura

Em casas de pisos e material de construção pode-se comprar placas de feltro e recortá-las conforme a necessidade e colar na lataria, fazendo um anteparo entre os pontos de contato do rack que normalmente são de plástico duro e de fato, arranham fortemente a pintura causando danos até a lataria, conforme o uso intensivo do rack para transporte de bicicletas.


Feltro adesivo para veículos com cola acrílica que não agride o verniz da pintura
Feltro adesivo para veículos com cola acrílica que não agride o verniz da pintura

Quando for desmontar o rack, existe a opção de deixar os feltros colados a lataria já prontos para o próximo transporte, ou por razões de estética, se desejar retirá-los, é só utilizar WD40 para limpar o resíduo de cola.

Tinta em spray Colorgin Premium cor preto fosco
Tinta em spray Colorgin Premium cor preto fosco

Para revitalizar a pintura do rack, justamente para proteção contra as intempéries e prover um visual melhor no conjunto, pode-se utilizar uma lixa de ferro bem fina, lixar levemente as hastes do rack, e aplicar em camadas a tinta preto fosco com 3 ou 4 demãos espaçadas de preferência de um dia para outro. Ao aplicar, utilize apenas uma “passagem” do spray ao longo do rack, para evitar o excesso de tinta, nem que para tal algumas partes fiquem a descoberto inicialmente.


Fita auto fusão 3M
Fita auto fusão 3M


Fita isolante com filme de PVC com filtro ultra violeta 3M
Fita isolante com filme de PVC com filtro ultra violeta 3M


Abraçadeiras Hellerman Insulock em nylon estabilizadas em raios Ultra Violetas
Abraçadeiras Hellerman Insulock em nylon estabilizadas em raios Ultra Violetas


A idéia de se aplicar a fita refletiva da 3M que é homologada pelo Contran abaixo das lanternas traseiras, seguindo o modelo correto de par (lado esquerdo e direito que a 3M fornece para as revendas em pacotes com 100 unidades), é para prover mais visibilidade ao motorista atrás em duas situações: a primeira, quando não houver bicicleta no rack, irá servir para alertar que existe um anteparo extra que se prolonga da traseira, evitando que o motorista se aproxime demais e acabe amassando o rack e consequentemente, o porta malas.

A segunda situação, quando efetivamente as bicicletas foram transportadas durante a noite, será uma fonte de iluminação extra para os motoristas que se aproximam, e assim, terem mais visibilidade na manutenção de distância segura e também caso façam manobra de ultrapassagem, tenham mais cuidado ao fazer a manobra.

Especialmente aos motociclistas que infelizmente por sermos um país subdesenvolvido, é permitido que o espaço entre as faixas seja utilizado por estes, que por sua vez, acreditam que ali existe uma terceira pista invisível “exclusiva” para eles.


Faixa reflexiva adesiva fabricada pela 3M e homologada pelo Contran
Faixa reflexiva adesiva fabricada pela 3M e homologada pelo Contran

About admin

Engenheiro Eletrônico, trabalha na área de TI e Telecomunicações e é aficcionado por tecnologia, e a prática da radioescuta
This entry was posted in Ciclismo. Bookmark the permalink.