Ainda não encontrei esporte mais completo do que o ciclismo, tanto para o corpo quanto a mente. Pedalar durante o dia, de noite, sob forte chuva, não importa: é garantia de melhor saúde física e mental.
Praia dos Cavaleiros – Macaé, Rio de Janeiro
O problema de pedalar e manter a bicicleta em contato direto com a maresia, é o esforço dobrado na manutenção da bicicleta, pois apesar dos materiais serem nobres, mesmo assim existe o eterno problema crônico de corrosão.
E sempre alerta: equipamento de segurança não é luxo nem modismo, é obrigatório para diminuir a possibilidade de ferimentos sérios.
Use sempre capacete em qualquer situação e dependendo da situação, o capacete “full-face”, utilizado em trilhas e até por motociclistas pode ser uma ótima opção para proteger mandíbula e dentes em quedas.
Praia do Pecado – Macaé, Rio de Janeiro
Essa bicicleta em a montei peça por peça em São Paulo em 1993. O quadro foi fabricado por uma empresa especializada em metalurgia para indústria pesada que criou a marca TwoHard, e utilizou alumínio naval e solda industrial, com uma geometria totalmente inédita, e até onde eu pesquisei, nenhum outro fabricante seguiu esse desenho até hoje.
O garfo é usinado em cromo-molibdênio que além de resistente é muito leve e de grande durabilidade.
As demais peças estruturais como caixa de direção selada e lubrificação permanente, eixos, transmissão, cubos e sistema de freio são da linha Deore XT e Alivio da Shimano sendo que algumas peças foram efetivamente fabricadas no Japão, pois a linha de produção foi para a Malásia alguns anos depois, porém, alguns componentes especiais continuam em desenvolvimento e fabricação no Japão, até os dias de hoje.
O desenho da bicicleta é no mínimo extravagante, mas a sua condução é muito direta e eficiente, além de extremamente confiável.
O pneu Kenda Quest 1.5″ apresenta excelente desempenho em pistas asfaltadas com ótima eficiência e baixo atrito na rolagem o que confere uma combinação muito interessante com o quadro da TwoHard.