Telecomunicações, a nova face da guerra atual

Desde os primórdios da civilização humana ocorrem conflitos armados em todas as escalas e usando desde ferramentas primitivas como tacapes até energia nuclear para destruição em massa.

As escalas dos conflitos podem ser desde tribais, regionais ou em escala global como exemplo das ultimas duas grandes guerras mundiais.

As ferramentas de guerra evoluíram desde os primatas, utilizando armas primitivas baseadas em madeira e ossos de animais, passando pelas engenhosas ferramentas desenvolvidas na antiguidade que utilizavam cavalos e arreios, até catapultas, bestas, espadas e outros desenvolvidos na Idade Média.

E o desenvolvimento da indústria militar no século XX chegou a extremos com a devastação de Hiroshima e Nagasaki através dos artefatos nucleares.

Passando pelas armas convencionais, e ressaltando o projeto do lendário e mítico fuzil russo AK47 que revolucionou o conceito de conflito regional, democratizando a ferramenta que mudou efetivamente o perfil da guerra, desde cunho tribal, disputa de etnias, até revoluções e a organização de grupos terroristas em diversas regiões como Africa e Oriente Médio.

Mas agora, a base dos conflitos regionais e até mundiais, é a Engenharia de Telecomunicações.

Não só a inteligência, esta, baseada na tecnologia da informação, no poder computacional, desde a proteção de informação através de comunicações seguras, criptografadas, até a transmissão das informações em tempo real, usa como base a engenharia de telecomunicações.

As armas atualmente mais em uso em conflitos regionais estão baseadas essencialmente nas telecomunicações como podemos ver no vídeo em destaque, e são os tão famosos e divulgados na grande mídia como “drones“.

O termo militar para drone é UAV – Unmanned Aerial Vehicle – e o Predator é a arma controlada por computador através das telecomunicações por satélite, em escala global.

UAV Predator Drone
UAV Predator

A tecnologia UAV baseada nas telecomunicações estão alterando o perfil dos conflitos regionais no Oriente Médio e Próximo, diminuindo as baixas nas forças de ataque devido a ausência de tripulação embarcada.

Utilizando redes de comunicação em escala global, pode-se lançar e coordenar um ataque a qualquer alvo a partir de outro continente, utilizando as telecomunicações para controle, gerenciamento dos sensores e engajamento dos alvos utilizando uma estação de controle em terra como exibido no vídeo.

UAV Predator Drone
Lançamento, controle e engajamento de alvos de um UAV utilizando redes de comunicações globais

As comunicações através de satélite são primordiais para o desenvolvimento das novas gerações de sistemas de defesa devido a sua escala global e flexibilidade no transporte de informações seguras e em tempo real.

Estação Terrestre

Mobile User Objective System (MUOS), localizado no Hawaii, é uma estação de satélite projetada para aprimorar as comunicações terrestres assim como suportar as operações UAS.

About admin

Engenheiro Eletrônico, trabalha na área de TI e Telecomunicações e é aficcionado por tecnologia, e a prática da radioescuta
This entry was posted in Telecomunicações. Bookmark the permalink.